Como saber o motivo do sinistro?

Quando falamos de sinistro, muitas situações passam pela nossa cabeça, não é mesmo?

E por se tratar desse assunto podemos  iniciar por uma leve arranhada na porta quanto uma colisão grave. Cada um causando uma desvalorização do veículo.

Saber o tipo do sinistro antes de comprar um veículo usado é essencial para tomar a decisão de compra consciente de um veículo usado. Pois através dessa informação será possível identificar se o preço pago foi justo  e estar preparado para possíveis manutenções que possam vir com o tempo.

E caso você seja novo no mundo automotivo, um veículo sinistrado significa que  o veículo passou por algum dano. 

Entre esses danos pode ser colisão, incêndio, alagamento e até mesmo ocorreu um capotamento.

E se você chegou aqui, vamos te explicar tudo sobre sinistro e quais são as formas de descobrir o tipo de monta que o veículo sofreu e aos poucos vamos desvendando cada uma delas e como descobrir suas características. 

Qual a diferença entre cadastro de sinistro de trânsito e sinistro por eventos naturais ou causados?

O sinistro de trânsito, também conhecido como acidente, é um evento inesperado onde causa danos materiais ao segurado.

Sendo o mais comum, o sinistro de trânsito  geralmente é causado por algum erro na condução do veículo ou falha mecânica, ocasionando uma colisão, capotamento, atropelamento ou queda do veículo.

Já quando falamos em incêndio, queda de árvores e alagamento, eles são sinistros mas não de trânsito e sim por eventos naturais ou causados pelo homem.

De uma forma geral todos são sinistros, mas possuem origens diferentes.

Roubo e furto é considerado um sinistro?

Caso o veículo passe por uma situação de roubo e furto, nas seguradoras será aberto como sinistro.

Devido a ser considerado um evento inesperado que causou danos ao segurado.

Em questões de DETRAN, será inserida uma restrição de roubo/furto. Impedindo que o veículo seja vendido e regularizado. 

E no caso o veículo ser recuperado do roubo e furto, o mesmo será periciado para avaliar os danos causados pelo furto ou roubo. 

Se ocorrerem danos que precisarem de grandes reparos ou até mesmo inutilizar o veículo será registrado o sinistro. 

Procure saber se o veículo possui histórico de roubo e furto, que geralmente esses veículos possuem uma maior dificuldade para serem aceitos por seguradoras e caso aceito não cobre cem por cento da tabela FIPE e possui um valor maior.

Quais são as classificações do sinistro?

Para definir a gravidade de um sinistro, ele é classificado em monta. Ou seja, a monta é um valor ou pontuação que informa a gravidade dos danos que o veículo sofreu.

O valor será determinado por um laudo que analisa 48 pontos no automóvel, efetuado por um perito credenciado que avalia os danos causados ao veículo.

A pontuação irá determinar o valor da indenização e  também irá auxiliar caso o veículo for comercializado futuramente.

O laudo é chamado de PMG, pequena, média e grande monta. Confira a seguir cada uma delas.

  • Pequena monta: possui uma avaliação de 0 a 20 pontos, são danos que não necessitam que não afetam a estrutura e itens de segurança do veículo. Sendo facilmente repostas sem necessidade de uma inspeção. Nessa forma não é registrada no documento no veículo.
  • Média Monta : a avaliação fica entre 21 a 30 pontos, o veículo possui danos estruturais e após de reparo necessita de uma inspeção de segurança para poder circular novamente com a emissão de um laudo CSV e registro em documento
  • Grande Monta : conhecida também como perda total, está acima dos 31 pontos. O veículo está muito comprometido, não compensando o reparo. Caso o mesmo seja recuperado,  passa por um inspeção CSV ficando registrado no documento.

Veículos que passaram por amassados da lataria, arranhões, danos no parachoque, vidros e retrovisores. São considerados como pequena monta, que podem ser facilmente reparados.

Já para casos de colisão frontal, colisões laterais, assoalho,  danos mecânicos, motor, câmbio, embreagem e suspensão são considerados média monta. O que pode ser reparado, mas precisa passar por uma vistoria para confirmar se os reparos foram realizados dentro da norma.

Devido  ocorrer danos que comprometem o funcionamento do veículo, fica registrado  junto ao órgão de trânsito e é bloqueado para circulação. Sendo liberado apenas após uma inspeção de segurança e aprovado pelo Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Veículos que possuem a situação de grande monta, são os mais difíceis de serem comercializados futuramente. Geralmente quando segurados são leiloados para desmanches que revendem as peças que não sofreram danos.

Como descobrir se o veículo possui Sinistro ?

Como comentamos, saber se o veículo possui histórico de sinistro é essencial para a decisão de compra, evitando prejuízos financeiros.

Um veículo que passou por sinistro tem em média uma desvalorização de 30% a 40% na tabela FIPE.

Para descobrir se o veículo possui sinistro, vamos passar algumas sugestões que podem auxiliar em sua identificação:

  • Procure ter acesso ao documento do veículo, como o CRLV, na parte inferior no documento no campo observação irá constar a informação “sinistro/recuperado”, em casos que o veículo passou por um sinistro de média ou grande monta;
  • Procure também efetuar uma consulta por placa, para verificar se o veículo possui sinistro cadastrado junto ao Detran, histórico de roubo e furto e passagem por leilão. Aqui na Workdata oferecemos esse serviço confira em consulta de veículos;
  • Procure por ondulações na tonalidade e camadas de tinta  pela lataria do veículo.  Se o veículo for um pouco mais antigo e possuir uma pintura brilhante pode ser que passou por uma pintura recentemente;
  • Observe os pontos de soldas em portas, capô e porta-malas possuem sinais de ferrugem. Caso possuir não são originais do veículo.
  • Para identificar possíveis pontos de massa na lataria, bata de leve e identifique se possui som diferentes;
  • Se ainda possuir dúvidas procure levar o veículo a uma vistoria cautelar credenciada junto ao Detran, que irá possuir profissionais que possam identificar possíveis reparos na estrutura do veículo.
  • Depois procure levar a um mecânico para verificar se o motor e outros itens estão bons.

Para consultar o veículo você também pode optar fazer a consulta do veículo no DETRAN do estado em que o veículo está cadastrado, porém informações de histórico de roubo e furto e leilão, que são onde geralmente veículo sinistrado passam não irá constar.

Compensa adquirir um veículo que passou por sinistro ?

Para essa pergunta a resposta é depende, o principal é que você realmente esteja ciente que o veículo possui histórico de sinistro e que o preço ofertado pelo veículo seja justo.

Sabendo dessas condições, você estará  sabendo que em alguns casos precisa fazer manutenções e precise até mesmo passar por uma nova inspeção de segurança.

Então, separamos ocasiões em que  a compra de um carro sinistrado pode compensar ou não.

Quais vantagens em comprar um carro sinistrado ?

Lendo nosso artigo, você já percebeu que um veículo sinistrado possui uma desvalorização entre 30% a 40%. Essa seria a principal vantagem em adquirir um carro sinistrado.

Para quem precisa de um veículo e possui pouco recurso financeiro é uma boa opção, que por outro modelo e ano sem ocorrências de sinistro.

Analisando a condição do veículo, pode ser que não apresente nenhum problema referente ao sinistro ao longo do tempo. 

Outra vantagem é que esse veículo possuem uma maior disponibilidade, sendo facilmente encontrado em concessionárias/ lojas de veículos e leiloeiros.

Em leilões inclusive você pode ter uma oportunidade melhor de preço, algo que comentamos em outro artigo – Tipos de leilão de veículo: Desvendando segredos do leilão.

Ainda em algumas financeiras você pode conseguir um financiamento tanto para um veículo sinistrado como para leilão, vale a pena procurar se informar.

Em questão de seguro, existem seguradoras que aceitam carros sinistrados e recuperados, porém  o valor da apólice e da franquia costumam ser maiores e não cobre o total da tabela Fipe. Caso o veículo apenas tenha passagem por roubo e furto mas não possui danos, segue como um seguro de um carro sem sinistro.

Quais desvantagens em comprar um carro sinistrado ?

A principal desvantagem é a revenda de um veículo sinistrado possuindo uma maior resistência de compradores. 

O valor da revenda sempre estará abaixo se comparado aos mesmo modelos no mercado sem sinistro.

Dependendo dos danos que o veículo sofreu, a documentação é mais trabalhosa de ser regularizada. Devendo passar por vistorias credenciadas junto ao DETRAN e INMETRO e ter seu Certificado de Segurança (CSV) emitido.

Apenas após essas etapas que o veículo poderá voltar a circular. Caso contrário, o veículo não pode circular podendo ser apreendido.

Ainda existem preocupações com as partes mecânicas, caso o dano for muito grande.

Como pode perceber, se for comprar um carro evite prejuízos financeiros realizando uma consulta tanto para saber se possui sinistro como outras restrições.

A compra de um veículo sinistrado, possuem algumas vantagens e desvantagens, analisar com cautela e não agir por impulso é o segredo nessa situações.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se