Tipos de leilão de veículos : Desvendando segredos do leilão
No mundo automotivo existem muitas maneiras de conseguir um veículo, de costume os olhares estão voltados para veículos novos e usados, porém, um mercado pouco explorado que merece atenção são os de leilão de veículos.
Seja por ser desconhecido ou até mesmo receio, muitos motoristas ainda não se aventuram nessa modalidade de compra. Contudo, o leilão pode ser uma surpreendente oportunidade para pessoas que buscam um meio eficiente e econômico para adquirir seu automóvel.
Neste cenário de escolhas automotivas, em que a maioria se divide entre o brilho dos zero quilômetros e a economia dos veículos usados, o leilão permanece como um segredo bem guardado. No entanto, é justamente essa falta de destaque que esconde algumas das vantagens mais atrativas para os consumidores astutos.
Ao adquirir maior conhecimento sobre o leilão veicular, será possível obter oportunidades únicas. Possibilitando a aquisição de um veículo em um excelente estado a preço mais acessível comparado ao mercado tradicional. Mas nesse caminho, assim como qualquer outro, é necessário ter cautela que iremos estar explicando ao decorrer deste texto.
No geral, você possui quatro modalidades de leilão de veículos que iremos comentar as vantagens e desvantagens que cada um pode possuir.
Leilão de Veículo Recuperado de Financiamento
Leilão de veículos recuperados de financiamento, são automóveis retomados por instituições financeiras devido a inadimplência de pagamento das parcelas descritas em um contrato para a aquisição de um veículo.
Após passar por um processo judicial, o automóvel é recolhido e leiloado para que a instituição financeira ou banco recupere o valor emprestado.
Benefícios de Adquirir um Veículo Recuperado de Financiamento em Leilão Judicial
Um equívoco comum é pensar que veículo recuperado de financiamento possui problemas. Ao contrário, há uma série de benefícios em participar desses leilões.
Primeiramente, os preços podem ser muito mais atrativos do que os praticados no mercado convencional. Além disso, muitos desses veículos estão em excelente estado, proporcionando uma oportunidade única de adquirir um automóvel de qualidade a um preço acessível.
Desvantagens de Adquirir um Veículo Recuperado de Financiamento em Leilão Judicial
É necessário ficar atento ao fato se ao adquirir um veículo em leilão judicial, se possui dívidas anexas que precisam ser regularizadas para emissão do documento do veículo.
Leilão de Seguradoras – veículos sinistrados e recuperados.
Essa pode ser uma das categorias de leilão que possui assustador para pessoas não acostumadas com o mercado de leilão de veículos.
Devido a maior parte desses veículos ser leiloados por motivos como, roubo e furto e acidentes de trânsito.
O leilão desses veículos ocorre apenas após a seguradora indenizar o proprietário do automóvel, onde a seguradora tenta recuperar parte do valor pago na indenização.
Existe algum benefício adquirir algum veículo de leilão de seguradora ?
A resposta é depende, muitas vezes pode ser que compense adquirir um veículo de seguradora dependendo de sua condição. Em casos em que o veículo foi recuperado após roubo e furto, pode existir casos em que o veículo está em boas condições.
Mas esse tipo de leilão é recomendado para quem tem a possibilidade de investir em reparos. Nesse caso, carros podem se tornar verdadeiras pérolas, oferecendo um caminho acessível para possuir um veículo que, de outra forma, poderia estar fora do alcance.
Nesse caso, para quem está disposto a investir nos reparos, pode adquirir um bom veículo a preços potencialmente mais baixos em comparação com o mercado tradicional.
A desvantagem de leilão de seguradora
Como comentamos, geralmente são veículos que necessitam de reparos. Então além do valor do leilão será necessário o valor do reparo.
Nesse caso, precisa verificar o tipo de dano ocorrido e o valor de reparo compensa o investimento.
Então exige conhecimento técnico para tomar a decisão de compra, caso queira se aventurar, procure apoio de um profissional para te orientar.
Leilão de veículos promovido por órgão públicos
O leilão de veículos de órgãos públicos geralmente podem ser promovidos pelo DETRANs, prefeituras e até mesmo pelo governo federal.
Existem três tipos de leilão de veículos por órgãos públicos:
- Leilão de veículos apreendidos por órgão de trânsito: São carros e motos que foram apreendidos por irregularidades, infrações ou por falta de documentação. E caso dentro de 60 dias o proprietário não tentar retirar o veículo, o mesmo poderá ser leiloado.
- Leilão de veículos abandonados: São automóveis que foram abandonados em vias públicas ou em terrenos privados e são recolhidos para garantir a segurança pública evitando proliferação de insetos e roedores.
- Leilão de veículos de órgão públicos: São veículos que fazem parte da frota de algum órgão público e que serão substituídos por outros. Assim, os veículos são leiloados para arrecadar recursos para os cofres públicos.
Quais são as vantagens de um leilão de veículo público?
O preço seria o principal atrativo para veículos leiloados por órgão público.
Devidos os órgãos precisam arrecadar para quitar débitos de veículos recolhidos ou até mesmo para repor parte do valor utilizado para a renovação da frota.
Outro fator que chama a atenção é sua variedade de automóveis, que inclui carros, motos, caminhões, ônibus, tratores e até aeronaves. O que permite mais opções de escolha.
Se estiver procurando um bom negócio, fique de alerta em leilões de pátios e troca de frotas. Eles costumam possuir as melhores oportunidades.
O lado ruim de leilão de veículos públicos
Como maior parte dos leilões, os leilões de veículos promovidos por órgãos públicos necessitam atenção principalmente na parte mecânica do automóvel.
Esse alerta aumenta para veículos que estão sendo leiloados após serem recolhidos em vias públicas, ou até mesmo apreendidos por irregularidades, pois muitas vezes esses casos o veículo pode não está seguindo alguma norma estabelecida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Procure sempre verificar a real situação do veículo visitando ele no pátio.
Outro fator é que os leilões promovidos por órgãos públicos ocorrem em dias úteis, o que pode atrapalhar na rotina .
Fique de alerta com as informações de leilões promovidos pelo DETRAN
Um alerta importante é que os DETRANs ou qualquer outro órgão não promove o leilão diretamente.
O leilão é realizado por um leiloeiro credenciado, onde recebe todas as informações dos veículos pelo DETRAN passando condições do veículo histórico de manutenção e débitos que o veículo possui.
Após o arremate, o leiloeiro repassa o valor ao órgão público responsável.
Leilão de veículo de frota particulares
Empresas que possuem frotas para uso próprio ou até mesmo oferecer a locação dos veículos podem realizar leilões para renovar ou se desfazer dos automóveis que estão em excesso.
No caso de empresa locação ou empresas grandes realizam o leilão em lotes, podendo incluir carros, caminhões e ônibus. Sendo promovido de forma online ou em locais físicos.
Qual seria o benefício de um leilão de frotas ?
Geralmente esses veículos possuem um cuidado maior estando com manutenção em dia, possuindo o histórico de manutenção de forma detalhada. O que facilita na decisão de compra.
Dentro dessas condições o veículo irá possuir um valor abaixo se comparado ao um usado no mercado convencional.
Então não existe desvantagem do leilão de frotas ?
Não seria bem assim.
Veículos de leilão de frotas, geralmente possuem um uso maior. Consequentemente maior quilometragem e desgaste de peças.
Apesar de estar com sua manutenção em dia, pode ser necessário realizar a troca de determinadas peças ou até sua manutenção mais cedo que de um veículo de uso particular.
Na dúvida procure realizar uma inspeção no veículo antes de participar do leilão.
Outras preocupações além dos tipos de leilão de veículo
Os detalhes não acabam apenas com a escolha do tipo de leilão, ainda possui as classificações do veículo.
Muitas modalidade de leilão classificam os automóveis de acordo com a condição em que se encontra, conforme a seguir:
- Tipo A: carros de leilão com pouco ou quase nenhum dano, geralmente com boa lataria e mecânica funcionando. São, portanto, de menor risco para o comprador.
- Tipo B: nessa classificação o automóvel possui leves avarias em que a parte mecânica funciona normalmente. Podem ser considerados carros de leilão tipo B, por exemplo, aqueles que apresentam apenas danos na lataria.
- Tipo C: esta categoria traz veículos com a famosa média monta, ou seja, são automóveis que já foram batidos ou com danos materiais cujo valor do conserto seja superior a 75% do valor do carro de leilão. Geralmente, esses são os leilões de seguradoras.
- Tipo D: a categoria D está destinada aos veículos com avarias graves também conhecido como grande monta, com lataria danificada e mecânica sem condições de uso. Neste caso, não se pode estimar com precisão os danos totais do veículo.
Em resumos adquirir carro de leilão possuem vantagens e desvantagens, existirá momento em que se consegue um veículo em bom estado de conservação como sem condições de uso.
O importante deixar a emoção para comprar por impulso determinado modelo pelo preço e avaliar as condições reais do veículo, ainda precisa tem em mente que ao adquiri um veículo de leilão possa enfrentar as seguintes dificuldades:
- Aceitação em seguradoras ou valore mais altos;
- Garantia de compra zero, você arca por qualquer defeito que o veículo possuir
- Valor de revenda abaixo que o normal
Se essas situações não forem te afetar, a aquisição de um carro em leilão é de grande vantagem.
Última dica de carros de leilão – evite golpes
Para quem vai se aventurar principalmente em leilões online, antes de participar de qualquer lance ou até mesmo cadastro procure saber se o site do leiloeiro de fato é real.
Não se prenda apenas aos números de que o site oferecer, procure verificar se realmente o leiloeiro informado está cadastrado na junta comercial de seu estado e verifiquei se as informações que constam no site conferem com as que estão cadastradas na junta comercial
Como comentamos, os DETRANs não promovem diretamente os leilões. Apenas comunicam que foi publicado um edital para realizar o leilão através do leiloeiro credenciado.
Pequenos detalhes ainda podem fazer diferença para não cair no golpe, caso ainda possua dúvida do assunto passamos mais detalhes em nosso artigo – Leilão de Carro como não cair no golpe?