Como consultar o CSV do veículo?

Muitas vezes você pode se interessar por um veículo e não saber o histórico dele.  Então surge a incerteza para a aquisição do veículo.

Nesse caso para te ajudar, nos da WorkData podemos temos uma solução para acabar com essa dúvida.

Apenas pela placa do veículo você pode verificar se o veículo possui indícios de sinistro (CVS) ou roubo.

Toda essa informação, apenas digitando a placa do veículo em sua tela.  Para isso acesse a nossa consulta para aquisição de veículo – Consulta Completa.

O que é o CSV ?

O Certificado de Segurança Veicular (CSV), também conhecido como laudo INMETRO.

É um certificado que atesta que o veículo  está em condições para circular em vias urbanas, pois apresenta que todos os itens essenciais de segurança estão aptos.

O certificado pode ser emitido em casos que o veículo passou por um acidente ou está sofrendo alterações de suas características originais de fábrica.

Nesse caso o CSV, informa que tais reparos ou modificações estão em conformidade com a lei. Autorizando que o seja liberado para circulação pelo DETRAN .

O que é o CSV no veículo ?

O CSV como dito anteriormente verifica as condições de segurança de um veículo.

Ele é registrado junto ao DETRAN devido a um acidente de trânsito de categoria de Média ou Grande Monta.

Os casos considerados média monta  e quando o veículo possui um sinistro que afete em componentes mecênicos e estruturais, envolvendo a trocas de equipamentos e componentes de segurança para que o mesmo volte a circular.

Após a troca desses componentes, ainda se faz necessário a inspeção para a emissão de laudo pericial (CSV) em locais devidamente cadastrados para ele poder voltar a circular.

Em casos de Grande Monta, conhecido como perda total (PT),  é quando ocorre  um acidente em que o veículo não tenha condições de reconstituição.

Nesse caso, o veículo se enquadra no inciso III, artigo 1° da Resolução 11/98 do CONTRAN.

Veículos que sofreram algum acidente, acabam ficando com o documento bloqueado no DETRAN. Apenas após a emissão do certificado que poderá ser liberado.

O que quer dizer recuperado CSV no documento do veículo?

Significa que o veículo passou uma reparação após de um sinistro (batida).

E que o mesmo foi aprovado pelo vistoria e o laudo CSV foi emitido, permitindo assim, o veículo voltar a circular.

Nesse caso o DETRAN, emite um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) constando  no campo observação SINISTRO/RECUPERADO com o CSV e o número de identificação do certificado.

O que é CSV do GNV?

Como vimos lá no comecinho do artigo, o CSV atesta que veículo que sofreram reparação ou alteração de suas características originais de fábrica, estão aptos para circular em vias urbanas.

Veículo que instalaram a opção de GNV, entram na alteração de características originais do veículo.

Necessitando então uma inspeção e emissão do certificado CSV para poder circular sem ter problemas.

Não só veículos com a instalação de GNV que precisam da emissão do certificado, também precisam passar pela vistoria casos como:

  • automóveis para portadores de necessidades especiais;
  • troca de carroçaria;
  • veículos blindados;
  • veículos de frete;
  • carga;
  • ônibus de fretamento;
  • rebaixamento do veículo;

Como pode perceber, o CSV não quer disser só que o veículo possa ter sofrido um acidente. Mas também pode indicar que ocorreu uma alteração em sua característica original.

Ou em casos de transportes de cargas e fretes de pessoas, o mesmo está em dia com as normas de segurança.

Como saber o real motivo do CSV ?

Para saber o real motivo do CSV no registrado no documento, o ideal é procurar o DETRAN. Assim, você pode saber mais detalhes que causou tal identificação.

Em nosso site, podemos te auxiliar na identificação de o veículo possui algum registro de sinistro ou não junto ao DETRAN.

Para isso basta realizar nossa Consulta Completa pela placa.

Nessa consulta será possível, analisar de o veículo possui histórico de roubo e furto, se possui registro positivo de sinistro no DETRAN, restrições judiciais, débitos e muito mais.

Basta informar a placa, e o resultado aparece na tela.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se