Leilão de carros – tudo que você deve saber
Os leilões de veículos no Brasil existem desde a década de 1960. Apesar de se um modalidade de venda do século XX, vem ganhando cada vez mais força atualmente.
Proporcionando valores atrativos, os leilões de carros vem atraindo cada vez mais atenção do público criando até mercado de consultores para aquisição de veículos.
Apesar de os leilões oferecerem vantagens, existem suas cautelas e cuidados. Para até mesmo não cair em um golpe que pode causar transtornos ao interessado.
Ao decorrer nesse artigo iremos debater tudo o que o leilão de veículo, desde como surgiram e até como estão funcionando hoje na era digital.
Surge o Leilão de Carros no Brasil
Entre as décadas de 1960 e 1970, os leilões de carros vieram a ganhar espaço, tendo como foco a venda de carros usados em frotas de empresas. Visando uma forma rápida de conseguir vender uma grande quantidade de veículos com menos esforço.
Como não diferente de muito tempo atrás, o leilão só ocorria de forma presencial, onde os veículos eram expostos em pátios.
No início da década de 1990, os leilões de carros se expandiram para o ambiente judicial. Então chamados de leilões judiciais, se deram ao aumento de processos que envolviam veículos como penhoras e apreensões para quitar valores.
Nessa mesma época o mercado estava muito receptivo a veículos Seminovos, devido ao custo de aquisição ser mais viável, o que alavancou a popularidade de leilões na época.
Com a adoção de tecnologia, os leilões iniciam ganhar força no ambiente virtual, possibilitando o alcance de um público maior, tirando a questão de distância geográfica entre os participantes e leiloeiros.
Graças a plataforma digital, as modalidades sem ampliam inserindo veículos sinistrados e apreendidos por segurados e órgãos públicos.
Mas foi a partir de 2010 que os leilões online se tornaram a principal modalidade, ganhando maior segurança a compradores e vendedores, surgindo então uma diversificação maior dos tipos de leilões que até o momento existem.
Sendo uma prática consolidada, possuem normas específicas como a Lei n° 13.303/2016 que estabelece as diretrizes para realização de leilões de bens públicos e o Código de Processo Civil que trata para casos de leilões judiciais.
Como é organizado o leilão de carros
A organização de um leilão de veículo possui todo um processo que envolve, captação de veículos, avaliação e classificação das condições, definição de regras, divulgação, período de visitação, realização do leilão e por fim o pagamento e a retirada do automóvel.
A captação dos veículos ocorre através de financeiras, seguradoras, locadoras, órgãos públicos e órgãos judiciais. Mais adiante, vamos explicar cada um dos tipos de leilão.
Toda a captação do ocorre através de uma gestora de leilão, que é a empresa que organiza o leilão, negocia contratos com com os fornecedores que citamos acima recebendo os veículos iniciando a próxima etapa que é a avaliação de documentação e condições do veículo.
Com base nas condições do veículo inicia o processo de lance inicial, que varia de 30% a 60% do valor total da tabela FIPE. Informando a classificação do veículo para o edital e divulgação.
Após finalizar todos os contratos e acordos junto com os fornecedores dos veículos, será emitido o edital, conhecido como termos do leilão ou regulamentos. Que seria algo muito próximo a um contrato entre a gestora do leilão e participantes.
O edital irá detalhar todas as condições, obrigações e procedimentos do leilão. Informando dados como:
- identificação da gestora do leilão e o tipo do leilão ;
- local, data e horário;
- regras e tipos de participantes (pessoas físicas/jurídicas);
- documentações necessárias para a participação;
- necessidade ou não de depósito prévio
- dados e condições do veículo;
- lance inicial e prazos para lances;
- taxas de arrematação;
- frete para retirada
- taxas administrativas;
- prazo e formas de pagamento;
- multas por desistência e atrasos no pagamento;
- local, documentos e prazo para retirar o veículo.
Importante ficar atento às condições que destacam que o veículo não possui garantias, e possíveis débitos e restrições na documentação são de responsabilidade do comprador de verificar.
Verifique de se o veículo possui débitos e restrições pela placa.
Tipos de leilão de carro
Como pode perceber, as opções de modalidade de leilão de carros e motos vieram aumentando com o passar do tempo. Então atualmente temos as seguintes modalidades
- Leilão de veículos usados de locadoras e frota;
- Leilão de veículos Sinistrados;
- Leilão de veículos apreendidos de financeiras;
- Leilão de veículos judiciais e órgão públicos;
- Leilão de veículos novos;
- Leilão reverso de veículos
Com tantas modalidades surgem dúvidas quais são quais e suas vantagens e desvantagens. Algo que vamos tratar ao longo deste conteúdo.
Leilão de veículos usados de locadoras e frota
Empresas normalmente possuem veículos seja para uso da própria equipe como para permitir a locação, algo comum, onde temos os aplicativos de transporte como Uber e 99.
Esses veículos costumam ser renovados em um período máximo de 3 anos procurando manter modelos mais recentes e com melhores condições de uso.
Para facilitar a venda desses veículos, as empresas promovem leilões com preços mais competitivos que no mercado de usados. Esses leilões costumam ser abertos ao público. O que permite que pessoas e empresas participem.
Os veículos veículos oriundos desta modalidade de leilão, costumam apresentar um bom estado de conservação, uma vez que as empresas prezam com a manutenção preventiva do veículo seguindo padrões de qualidade rigorosos. Registrando todo o histórico de manutenções realizadas.
A quilometragem que podem, em alguns casos, ser maior que de um carro usado comum. Pois irá depender muito do tipo de uso do veículo, existem casos que esse veículo são muito usado em rodovias e para transporte de cargas.
Veículo de locadoras são os que apresentam menor desgaste e uma melhor conservação, possuindo sua quilometragem menor comparado a veículo de frotas de empresas.
Os tipos de veículos mais leiloados por locadoras são modelos populares, SUVs, sedans e alguns carros de luxo. Em contrapartida leilões de frotas de empresas é mais comum encontrar modelos populares, utilitários(pick-ups e furgões), vans e caminhões.
PRECISA FAZER A CONSULTA DE UM VEÍCULO ANTES DE COMPRAR
Leilão de veículos sinistrados
Quando se trata de veículos sinistrados, a atenção precisa ser um pouco maior.
A maior parte de leilão de carros sinistrados ocorrem provenientes de seguradoras, porém, existem casos que podem ser de locadoras, frotas empresariais ou até mesmo órgãos públicos.
Essa modalidade de leilão é destinada para veículos que sofreram algum tipo de avaria, acidente ou dano causado por colisões, enchentes, incêndios, furtos e roubos e etc. Que de alguma forma compromete o funcionamento ou integridade do automóvel.
Quando o leilão de sinistros é promovido por seguradoras, geralmente são veículos considerados com danos de grande monta, onde o conserto do veículo supera o de valor de mercado.
Quando provenientes de locadoras, frotas ou órgão públicos procure identificar qual é a classificação do sinistro. Geralmente será indicado o tipo de monta do veículo e se é possível fazer reparos para voltar a circular.
Esse tipo de modalidade de leilão é mais indicada para empresas de desmanches, comerciantes de peças ou profissionais com domínio de mecânica e funilaria.
por se tratarem de veículos danificados, exige um investimento no reparo podendo o custo no conserto superar o do automóvel. Então antes de dar um lance para o veículo, recomenda-se analisar os custos envolvidos e estabelecer um limite máximo para o lance.
Vale destacar que um veículo sinistrado possui uma numeração de CSV. Que mesmo após o conserto irá acompanhar o veículo ao longo do tempo indicando que o mesmo possui danos estruturais causando sua desvalorização no mercado.
Entenda mais sobre – O que é CSV?
Leilão de veículos apreendidos por financeira
Esse é um tipo de modalidade muito específica, que ocorre devido a inadimplência dos proprietários de veículos que foram adquiridos através de financiamentos ou estão como garantia de pagamento de um empréstimo.
Todo o processo ocorre devido o devedor deixar de pagar as parcelas, onde a financeira pode solicitar a recuperação do veículo (apreensão) para quitar o valor em aberto.
O veículo então será avaliado e direcionado para o leilão, pagando parte do saldo devedor após o arremate. Muitas vezes mesmo com o leilão, o saldo total não é pago devido o veículo ser vendido a um preço muito abaixo do mercado.
Geralmente veículos de leilão de financeira apresentam um bom estado de conservação, mas existem casos de grande desgaste e danos. Vale antes de participar dos lances, verificar as condições reais do veículo.
Em grande maioria, a quilometragem é moderada, podendo classificar o veículo como seminovo, em alguns casos podendo ser bem atrativa a opção de compra.
Toda a documentação já está devidamente organizada antes do leilão, sendo responsabilidade da instituição financeira organizar os débitos, multas e restrições que existam no veículo antes de inserir no leilão.
Será possível encontrar uma grande variedade de tipos, marcas e modelos de veículo, seja no mais populares aos de luxo. Com preços muito abaixo do praticado no mercado de usados.
Devido a ter mais vantagens que desvantagens, esse tipo de leilão costuma ser mais concorrido, atraindo maior público, o que pode elevar o preço do lance.
VERIFIQUE A CONDIÇÃO DO VEÍCULO NO LEILÃO
Leilão de veículos judicial e órgão públicos
A modalidade de leilão de veículo Judicial ou órgão públicos, é um pouco mais complexos que pode envolver desde débitos em atraso do veículo até mesmo processos judiciais como sonegação, tráfico de drogas, processo trabalhistas e assim por diante.
Uma vez que o veículo foi apreendido, seja por um processo administrativo ou judicial, poderá ser destinado para o leilão, dependendo o tipo de apreensão que ocorreu. Nem sempre é rápido o que pode levar anos e deixar o veículo parado em um pátio.
Apesar de ter uma ampla variedade de veículos e estilos, o estado de conservação varia bastante. Conforme comentamos existem casos em que o veículo fica muito tempo parado em um pátio debaixo de sol e chuva.
A documentação do veículo, nesse caso, fica na responsabilidade do comprador. Ou seja, se possui débitos, multas e restrições o comprador que irá arcar com os custos de regularização.
Caso pretenda participar desse tipo de leilão, leve em consideração analisar os débitos, restrições e condições do veículo. Nessa forma será possível estabelecer um teto máximo de proposta para o lance e estar preparado para os demais custos.
Leilão de carros novos (zero km)
O leilão de carros novos existe , porém, mais difícil de encontrar.
Essa modalidade de leilão de carro zero km, ocorre devido a danos ocorridos durante o transporte ou movimentação para lojas e concessionárias. Uma vez que ocorre o dano, o veículo perde seu valor de venda. Sendo acionada uma seguradora para indenizar a fábrica, nesse caso, a seguradora recolhe o veículo e coloca em leilão.
Os veículos ofertados geralmente possuem avalias consideradas de pequena monta, ou seja, danos em retrovisores, faróis, pequenos amassados na lataria. Algo que pode ser corrigido por um funileiro sem precisar para muito tempo o veículo.
Existem casos mais extremos, onde o veículo sofre um grande danos, mas são minoria.
Esses veículos não apresentam problemas de documentação uma vez que não chegaram a ser emplacados, facilitando o trâmite de registro.
A condição do veículo é de um veículo novo, uma vez como explicado, seus danos forem superficiais.
Esse leilão é muito concorrido e aberto a todo o público, devido a vantagem de se obter um veículo novo com um preço muito mais abaixo do que existe no mercado.
Pode-se encontrar carros de luxo, SUVs, hatchs e todas as opções atuais no mercado.
Leilão reverso de veículos
A modalidade de leilão reverso, inverte toda a ordem nas quais comentamos até o momento.
O Leilão reverso funciona quando um comprador abre um leilão onde os vendedores oferecem uma melhor condição e menores valores para a aquisição de uma frota de veículos.
Usualmente utilizado por empresas e órgãos públicos oferece uma aquisição mais vantajosa, uma vez que o comprador define as especificações do veículo que pretende adquirir, as montadoras competem entre si oferecendo propostas com o menor preço dentro das condições estabelecidas.
O vencedor deste leilão é o vendedor escolhido, com proposta que melhor atendeu o comprador. Sendo devido ao menor preço ou condições.
Ou seja, pelo menor preço o comprador consegue definir o que deseja e os compradores se ajustam a sua necessidade.
Como participar de um leilão
Escolha a modalidade que mais atende seu perfil e necessidade, identifique se prefere leilão presenciais ou on-line. Apesar de boa parte estar em formato híbrido, vale a pena conferir a possibilidade de apenas presencial.
Obtenha o edital e verifique quais documentos são necessários para participar no leilão, o mais comum são documentos como RG, CPF, comprovantes de residência e alguns casos solicitação de depósito de garantia.
Verifique a possibilidade de ir até o pátio, verificar como está o veículo, procure checar as condições mecânicas como motor, câmbio, suspensão e a lataria.
Confirme possíveis multas, débitos e restrições que o veículo possa ter. Aqui na Workdata oferecemos esse apoio fornecendo apenas a placa do veículo.
Geralmente o prazo de pagamento e retirada do veículo são de 2 a 5 dias úteis, possuindo taxas de arrematação que variam de 3% a 10% do valor do lance final e frete caso precisar transportar o veículo.
Após receber o veículo será necessário regularizá-lo junto ao DETRAN, iniciando o processo de transferência de propriedade.
Esse prazo deve ocorrer em até 30 dias corridos após e emissão da nota emitida pela gestora do leilão.
O desafios do leilão de carros online
Podemos perceber que cada vez mais estamos conectados com a internet, hoje é uma ferramenta fundamental em nosso cotidiano. O que facilita muito a comunicação mesmo estando geograficamente distante,
Porém, nem tudo são flores, os ambientes virtuais também possuem seus perigos. Podendo causar muitos transtornos aos usuários.
Tal situação não seria diferente para a prática de leilões. Bem como sabemos, sempre existirá a dificuldades de obter informações e os perigos de golpes. Por isso, ficar atento a detalhes pode ser essencial para se proteger.
Maiores desafios de leilão de carros online
Entre os maiores desafios em participar de leilão de veículos online, está saber as condições em que o veículo se encontra.
Devido ao local que o leilão está ocorrendo nem sempre é possível inspecionar o veículo antes da compra, o que causa uma certa insegurança para quem está participando do evento.
Os principais problemas relatados por participantes de leilão online, são descrições vagas e imprecisas sobre a condição do veículo. Não informando sua quilometragem, estado mecânico, estrutural além de não ficar claro se existem restrições e débitos que possam impedir a regularizar o veículo.
Em leilões online, outra questão é a competição ser mais acirrada entre os participantes, devido ao alto volume de pessoas, são mais lances e mais disputas, ocasionando elevação do preço final do veículo acima do esperado.
Apesar desse cenário de contrapontos, a tendência é que o leilão online de carros se expanda. Devido a conveniência e maior variedade de veículos.
Outro movimento que auxilia na expansão é a adaptação dos leiloeiros dentro do ambiente online, buscando melhorar suas plataformas oferecendo informações mais claras e canais de atendimento mais eficientes para os participantes.
Oferecendo maior transparência das condições do veículo e confiança aos participantes.
Site de leiloeiros e DETRANs Clonados
Já existem os perigos convenientes em qualquer setor no ambiente online, quando se trata em participar de um leilão virtual o cuidado precisa ser redobrado. Uma vez que o investimento é maior que os habituais de compras pela internet.
Tentando se passar por DETRANs e de Leiloeiros conceituados no mercado para enganar os interessados. Os golpistas imitam os sites seguindo padrões de cores e layout apenas alterando as informações de contato.
Mantendo o endereço do site muito similar ao original e divulgam pela internet. Seja por e-mails com propagandas,anúncios falsos em mídias sociais e mecanismo de buscas.
Com ofertas atraentes, oferecendo veículos em ótimas condições e preços muito abaixo com detalhes convincentes e fotos retiradas em sites até mesmo de venda de veículos usados, atraem as vítimas.
Uma vez que a vítima foi atraída e realizou o cadastro simulam um ambiente de leilão virtual ocorrendo lances por participantes que não existem apresentando um cronômetro regressivos, aumentando a pressão para que a pessoa interessada realize lances rapidamente.
Terminado o leilão, a vítima acredita ter arrematado o veículo, o golpista entra em contato solicitando o pagamento de forma adiantada para garantir a reserva do veículo, cobrir taxas de leilão, custos de transportes e outros pretextos convencendo do pagamento adiantado.
Os métodos de pagamento solicitados geralmente são difíceis de rastrear ou reverter, como:
- Transferências bancárias ou PIX para contas de pessoas físicas.
- Depósitos em dinheiro.
- Boletos bancários falsos.
Após que o pagamento foi efetuado, as opções de contato param de funcionar e o veículo nunca é entregue.
Existem ainda casos em que os golpistas pegam os dados da vítima e utilizam para fraudes bancárias, como empréstimos e cartões de crédito ou utilizam para fazer linhas móveis e praticar golpes no nome da pessoa.
Em outro artigo, Leilão de Carro – Como não cair no golpe?, abordamos de forma mais profunda como identificar possíveis golpes, vale conferir se pretender participar de um.
Como evitar cair em golpes em leilão de veículos virtuais?
É comum se animar ao ver um veículo em boas condições em leilão, mas não se precipite e procure se informar melhor quem está promovendo realmente o leilão.
Busque se informar se o leiloeiro realmente está cadastrado na junta comercial no estado em que está sendo informado no site, caso possua o cadastro, obtenha os telefones e contato do leiloeiro para validar se o site realmente é dele.
Confirme se existe o edital do leilão, onde define as regras que definem o leilão, nome do leiloeiro responsável e detalhes de formas de pagamento e entrega do veículo.
Verifique se no edital consta a gestora de leilão e leiloeiro responsável, verifique se o leiloeiro responsável possui ligação com a gestora do leilão .
Desconfie de preços muitos abaixo do que está sendo praticado no mercado, o lance inicial mínimo de um veículo em bom estado está entre 30% a 60% no valor da tabela FIPE dependendo de suas condições estéticas e mecânicas.
Ou seja, quanto melhor as condições do veículo mais próximo no valor da tabela Fipe deve estar. Caso esteja abaixo dos 30%, já desconfie.
Outro detalhe importante, que geralmente os sites de leilão não mostram os lances ativos para todos os anúncios. Verifique se o site possui muitos anúncios com essa característica.
Por mais que insistam, não faça qualquer pagamento ou depósito de forma antecipada. E desconfie de propostas de desconto e quando todo o contato é realizado por telefone ou whatsapp.
Vale lembrar, que existem casos em que o pagamento não precisa ser feito à vista. Nos termos e condições do leilão, existem casos que possibilitam financiamento e parcelamento no cartão de crédito.
Evite pagamento por pix, busque sempre utilizar transação por TED ou boleto, seguindo o envio do comprovante conforme orientação do edital.
No artigo Guia de como adquirir um carro de leilão com segurança, será possível encontrar mais dicas para te auxiliar na aquisição de um carro de leilão.
Abaixo listamos algumas gestoras de leilão mais conhecidas no mercado:
- Superbid – www.superbid.com.br
- LeilãoBR – www.leilaobr.com.br
- Sodré Santoro – www.sodresantoro.com.br
- Freitas Leilões – www.freitasleiloeiro.com.br
- VIP Leilões – www.vipleiloes.com.br
- Santander – www.santander.com.br/hotsite/santanderfinanciamentos/leilao-de-veiculos.html
E se precisar saber todo o histórico do veículo que pretende comprar no leilão conte com a Workdata através de nossa consulta Histórico completo do veículo é possível obter todos os detalhes.
Desvalorização da revendo de carros de leilão
Adquirir um veículo de leilão de fato causa uma desvalorização no momento de sua revenda.
A desvalorização de um veículo será calculada de acordo com a situação do veículo no momento do leilão.
Como explicamos no início do artigo, o lance mínimo inicial é definido de acordo com as condições e classificação físico do veículo, desta forma, podemos considerar as seguinte condições:
Tipo de Leilão | Desvalorização na Revenda (FIPE) | Motivo |
Frotas | 10 a 20% | Quilometragem mais alta e histórico de múltiplos usuários. |
Sinistro Recuperável | 20 a 35% | Desconfiança de compradores com histórico de acidente. |
Financeira/Bancos | 15 a 25% | Pode ocorrer algum histórico de dados leves |
Judiciais/Apreendidos | 25 a 40% | Falta de histórico de manutenção e possível uso intensivo. |
Sinistros irrecuperável | 50 a 70% | Só vale para desmanche ou peças. |
As opções para minimizar a desvalorização e obter veículo de frotas, financeiras e bancos, evitando veículos leiloados com sinistros de média e grande monta.
Após a aquisição, invista em reparos mecânicos e estéticos, procure revendas diretas sem envolver lojas e concessionárias.
Deixa claro as condições e histórico do veículo para o comprador e demonstre todas as manutenções e melhorias realizadas no veículo.
Carros de luxo e antigos, voltados para coleções, podem ter uma maior aceitação no momento da revenda dependendo de suas condições no momento do leilão.
Como pode perceber a vantagens de adquirir um veículo de leilão são muitas como preço bem mais abaixo de mercado, porém, existem algumas situações a serem analisadas como dificuldade para obter seguros para o veículo, revenda e questões de restrições e débitos que o veículo possa ter.
Antes de tomar qualquer decisão avalie o edital, as condições em que o veículo se encontra e tudo que possa impedir sua regularização junto ao DETRAN.
Nessa forma evita qualquer transtorno e demais dificuldades para poder circular com o veículo.