
RENAVAM pela placa- Como consultar ?
Apesar de pouco saberem, o RENAVAM possui uma grande importância para os veículos. Verificar se o RENAVAM está em conformidade junto aos órgão de trânsito é muito importante antes de realizar a compra de um carro usado.
O que é o RENAVAM?
O RENAVAM é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. O RENAVAM é um sistema gerenciado pela SERPRO que registra todas as informações do veículo ao longo do tempo em todo o Brasil.
Composto por 11 dígitos, o RENAVAM consegue identificar o veículo de forma única disponibilizando esses dados a todos os órgãos de trânsito no pais, informando a existência de restrições ou atualizações que possam ocorrer ao veículo.
Muito próximo a numeração do CPF, o RENAVAM é informado em dois documentos obrigatórios do veículo. Que são o CRV ( Certificado de Registro de Veículo ) adquirido quando o veículo tem seu primeiro emplcamento ou ocorre a transferencia de titularidade do carro e no CRLV ( Certificado de Licenciamento de Veículo) documento com renovação anual.
Como fazer a consulta RENAVAM ?
A consulta do RENAVAM pode ser efetuada através do DETRAN em que o veículo esteja cadastrado. Ou seja, no estado em que o veículo possui cadastrada a placa.
Outra opção para consultar o RENAVAM é através do portal do SENATRAN . Que seria o local mais apropriado para obter os dados.
Inicialmente será necessário possuir um cadastro no site do SETRAN, através de seu cadastro gov.br.
Após de conseguir acessar vá até a opção veículo, vá em veículo e depois consultar veículos
E informe os dados como RENAVAM, Placa e CPF ou CNPJ do proprietário atual do veículo.
Feito isso será possível realizar a consulta por código RENAVAM do veículo e validar as informações passadas pelo vendedor.
Como consultar o RENAVAM pela placa ?
Para obter o RENAVAM pela placa, temos uma ótima opção que é a nossa Consulta Estadual – veja mais
Somente informando a placa a consulta informa os dados relacionados ao veículo de forma bem rápida e em poucos segundo.
Veja o modelo a seguir:

Como pode ver, de forma simples consegue obter o RENAVAM do veículo e outras informações como:
- Chassi
- Ano marca e modelo
- Cor
- combustível
- Restrições e impedimentos
- Débitos e multas
Tudo isso com um custo muito baixo, o que pode te livrar de problemas na hora de regularizar o veículo no DETRAN.
Quer saber mais ?
De fato, quando você se torna proprietário de um veículo precisa se acostumar com uma infinidade de termos, IPVA, DPVAT, CNH, CRV… ufa é muita coisa.
Hoje vamos falar mais um pouco sobre a consulta do RENAVAM, em um outro artigo explicamos O que é RENAVAM ? veja mais
Resumindo, como explicamos no início deste artigo, ele permite obter todo o histórico do veiculo. Sendo gerado no primeiro emplacamento, quando o veículo é registro junto ao DETRAN de seu estado.
Esse procedimento de gerar o RENAVAM no momento em que o veículo é registrado para seu devido uso permite que o sistema se comunique com todos departamento de trânsito pelo país.
Uma vez criado só pode ser usado para aquele veículo.
O RENAVAM fica armazenado em uma Base de Índice Nacional de veículo no DENATRAN.
Onde fica impresso ou Marcado o RENAVAM?
Sabe aquele documento verdinho que precisa estar sempre junto com você quando vai andar por ai com seu veículo, sim e lá que ele está impresso.
Esse documento é o CRLV (Certificado de Registro de Veículo), ele precisa ser renovado todo ano conforme seu final de placa. Segue o exemplo:

Por que consultar o número RENAVAM ?
Como já vimos, o RENAVAM contém todo histórico do veículo, isso permite identificar vários dados e confirmar se realmente o veículo está em conformidade evitando possíveis fraudes ou problemas Judicias, como explicaremos a seguir:
Dados Cadastrais do Veículo
Entre as principais funções em consulta a numeração RENAVAM é obter os dados cadastrados do veículo junto aos órgãos de trânsito, podendo identificar se o veículo não foi alterado.
Permitindo identificar se o veículo teve seu chassi remarcado, numeração de motor alterada e dados convencionais como cor, marca modelo e ano.
Da para ver Débitos pelo RENAVAM ?
Sim, pelo renavam é possível verifica se o veículo possui débitos e multas que possam atrapalhar no momento de registrar o veículo no nome do comprador pelo site no DETRAN.
Mas aqui com a WorkData, basta informar a placa que levantamos todas as informações para você.
Restrições e Bloqueios
Já pensou comprar um carro e esse mesmo nem pode circular!
Pois é, essa é a segunda mais importante informação ao consultar o RENAVAM do veículo.
Com ela você poderá saber se o veículo tem algum impedimento judicial ou até mesmo administrativo, além de poder identificar se o veículo ainda está com algum financiamento ativo que não devidamente baixado ou se possui alguma queixa de roubo/furto ativa.
Como fazer a Consulta do RENAVAM pela placa ?
Em nosso site é muito simples:
- Se cadastre em nosso site – Cadastro WorkData;
- Adquira o crédito para a Consulta Base Estadual ;
- Escolha a consulta e informe a placa.
Pronto, os dados do veículo irá aparecer na tela. E você fica por dentro se o veículo possui débitos e multas.
O chassi e código RENAVAM são a mesma coisa ?
O RENAVAM é apenas um número de registro, que identifica o veículo registrando todas as informações durante o ciclo de vida do veículo.
Já o chassi, pode ser comparado com a nossa digital, devido ficar registrado no chassi do veículo informando quando foi fabricado, por quem e quando.
Assim como a placa, o chassi também é registrado junto ao sistema RENAVAM o que causa uma certa confusão para quem não está acostumado com essas nomenclaturas.
RENAVAM pelo chassi é possível?
Perfeitamente possível, só acessar nossa consulta Consulta Estadual – veja mais
Digitou apareceu, simples assim. Não é nada difícil é?
Compartilhe
0 Comentários
Deixe o seu comentário!