RENAVAM pela placa- Como consultar ?

Apesar de pouco saberem, o RENAVAM possui uma grande importância para os veículos. Verificar se o RENAVAM está em conformidade junto aos órgão de trânsito é muito importante antes de realizar a compra de um carro usado.

O que é o RENAVAM?

O RENAVAM é a sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. O RENAVAM é um sistema gerenciado pela SERPRO que registra  todas as informações do veículo ao longo do tempo em todo o Brasil.

Composto por 11 dígitos, o RENAVAM consegue identificar o veículo de forma única disponibilizando esses dados a todos os órgãos de trânsito  no pais, informando a existência de restrições ou atualizações que possam ocorrer ao veículo.

Muito próximo a numeração do CPF, o RENAVAM é informado em dois documentos obrigatórios do veículo. Que são o CRV ( Certificado de Registro de Veículo ) adquirido quando o veículo tem seu primeiro emplcamento ou ocorre a transferencia de titularidade do carro e no CRLV ( Certificado de  Licenciamento de Veículo) documento com renovação anual.

Como fazer a consulta RENAVAM ?

A consulta do RENAVAM pode ser efetuada através do DETRAN em que o veículo esteja cadastrado. Ou seja, no estado em que o veículo possui cadastrada a placa.

Outra opção para consultar o RENAVAM é através do portal  do SENATRAN . Que seria o local mais apropriado para obter os dados.

Inicialmente será necessário possuir um cadastro no site do SETRAN, através de seu cadastro gov.br

Após de conseguir acessar vá até a opção veículo, vá em veículo e depois consultar veículos

E informe os dados como  RENAVAM, Placa e CPF ou CNPJ do proprietário atual do veículo.

Consulta RENAVAM SENATRAN

Feito isso será possível realizar a consulta por código  RENAVAM do veículo e validar as informações passadas pelo vendedor.

Como consultar o RENAVAM pela placa ?

Para obter o RENAVAM pela placa, temos uma ótima opção que é a nossa  Consulta Estadual – veja mais

Somente informando a placa a consulta informa os dados relacionados ao veículo de forma bem rápida e em poucos segundo.

Veja o modelo a seguir:

Consulta Base Estadual

Como pode ver, de forma simples consegue obter o RENAVAM do veículo e outras informações como:

  • Chassi
  • Ano marca e modelo
  • Cor
  • combustível
  • Restrições e impedimentos
  • Débitos e multas

Tudo isso com um custo muito baixo, o que pode te livrar de problemas na hora de regularizar o veículo no DETRAN.

Quer saber mais ?

De fato, quando você se torna proprietário de um veículo precisa se acostumar com uma infinidade de termos, IPVA, DPVAT,  CNH, CRV… ufa é muita coisa.

Hoje vamos falar mais um pouco sobre a consulta do RENAVAM, em um outro artigo explicamos  O que é RENAVAM ? veja mais

Resumindo, como explicamos no início deste artigo, ele permite obter todo o histórico do veiculo.  Sendo gerado no primeiro emplacamento, quando o veículo é registro junto ao DETRAN de seu estado.

Esse procedimento de gerar o RENAVAM no momento em que o veículo é registrado para seu devido uso permite que o sistema se comunique com todos departamento de trânsito pelo país.

Uma vez criado só pode ser usado para aquele veículo.

O RENAVAM fica armazenado em uma Base de Índice Nacional de veículo no DENATRAN.

Onde fica impresso ou Marcado o RENAVAM?

Sabe aquele documento verdinho que precisa estar sempre junto com  você  quando vai andar por ai com seu veículo, sim e lá que ele está impresso.

Esse documento é o CRLV (Certificado de Registro de Veículo), ele precisa ser renovado todo ano conforme seu final de placa. Segue o exemplo:

Por que consultar o número RENAVAM ?

Como já vimos, o RENAVAM contém todo histórico do veículo, isso permite identificar vários dados e confirmar se realmente o veículo está em conformidade evitando possíveis fraudes ou problemas Judicias, como explicaremos a seguir:

Dados Cadastrais do Veículo

Entre as principais funções em consulta a numeração RENAVAM é obter os dados cadastrados do veículo junto aos órgãos de trânsito, podendo identificar se o veículo não foi alterado.

Permitindo identificar se o veículo teve seu chassi remarcado, numeração de motor alterada e dados convencionais como cor, marca modelo e ano.

Da para ver Débitos pelo RENAVAM ?

Sim, pelo renavam é possível verifica se o veículo possui débitos e multas que possam atrapalhar no momento de registrar o veículo no nome do comprador pelo site no DETRAN.

Mas aqui com a WorkData, basta informar a placa que levantamos todas as informações para você.

Restrições e Bloqueios

Já pensou comprar um carro e esse mesmo nem pode circular!

Pois é, essa é a segunda mais importante informação ao consultar o RENAVAM do veículo.

Com ela você poderá saber se o veículo tem algum impedimento judicial ou até mesmo administrativo, além de poder identificar se o veículo ainda está com algum financiamento ativo que não devidamente baixado ou se possui alguma queixa de roubo/furto ativa.

Como fazer a Consulta do RENAVAM pela placa ?

Em nosso site é muito simples:

  1. Se cadastre em nosso site – Cadastro WorkData;
  2. Adquira o crédito para a Consulta Base Estadual ;
  3. Escolha a consulta e informe a placa.

Pronto, os dados do veículo irá aparecer na tela. E você fica por dentro se o veículo possui débitos e multas.

O chassi e código RENAVAM são a mesma coisa ?

O RENAVAM é apenas um número de registro, que identifica o veículo registrando todas as informações durante o ciclo de vida do veículo.

Já o chassi, pode ser comparado com a nossa digital, devido ficar registrado no chassi do veículo informando quando foi fabricado, por quem e quando.

Assim como a placa, o chassi também é registrado junto ao sistema RENAVAM o que causa uma certa confusão para quem não está acostumado com essas nomenclaturas. 

RENAVAM pelo chassi  é possível?

Perfeitamente possível, só acessar nossa consulta Consulta Estadual – veja mais

Digitou apareceu, simples assim. Não é nada difícil é?

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se