Uma sigla muito comum de se ouvir é CSV, porém muitas vezes os motorista se assusta e pensa que o veículo passou por algum sinistro, mas nem sempre essa é a causa.
O CSV possui a função de informar que ocorrem alterações estruturais no veículo após de sua fabricação.
Veja o que vamos explicar:
O CSV ( Certificado de Segurança Veicular) é um documento que precisa ser emitido pelo INMETRO cada vez que o veículo passa por alguma alteração de sua configuração de fabrica, conforme descrito pelo Resolução 292/2008 do CONTRAN.
Onde qualquer alteração de característica exige que o veículo passe por uma inspeção de segurança , registrando sua numeração junto aos órgãos de trânsito e no documento do veículo.
O laudo CSV tem como objetivo garantir o bom funcionamento do veículo para sua circulação em vias urbanas.
Veja o que é como consultar um CSV no documento?
Para isso, vistorias realizam o laudo visando garantir a total segurança do veículo.
O laudo de vistoria é aplicado para quando o veículo passa por mudanças de características que precisam estar dentro das normas determinadas pela legislação, que indicam as exigências de segurança e desempenho do veículo.
O CSV (certificado de segurança veicular) e exigido quando:
Para realizar o laudo do CSV, é necessário estar em mãos com seus documentos e os documento do veículo tais como o CRLV e CRV.
Ir até um vistoria que esteja credenciada junto ao DENATRAN,
Na vistoria, irão realizar a inspeção do itens alterados ou até mesmo reparados e aprovar ou não a circulação do veículo.
Caso aprovado, será emitido um certificado conhecido como Laudo INMETRO, que será encaminhado ao DETRAN.
No DETRAN será atualizada as informações, permitindo que o veículo possa circular sem restrição alguma.
Caso o veículo não for aprovado, o motorista deverá realizar as alterações necessárias para que o veículo possa ser regularizado e ficar com a documentação em dia. A vistoria inspeção laudo de CSV, se feita em um prazo de 30 dias, não terá custos adicionais, ou seja, o condutor conseguirá agilizar a sua liberação se fizer as alterações o quanto antes.
A numeração do laudo CSV, fica registrada no campo observação do DUT / CRV que é o Certificado de Registro do Veículo.
Que o documento que emitido no primeiro emplacamento do veículo e quando ocorre troca de propriedade.
O laudo Certificado de Segurança veicular precisa estar sempre atualizado, principalmente quando o veículo possui o kit gás ou transporte de carga perigosa. Para atestar que sua segurança foi verificada e está apta para permitir a circulação do veículo evitando possíveis acidentes.
Valorizando no momento de sua revenda, mostrando que está em dia.
Conforme descrito na resolução 292/2008 do CONTRAN, as seguintes causas geram o certificado de segurança veicular:
Existem mais outros específicos, mas os principais e mais conhecidos são os citados acima.
Como pode perceber nem sempre a causa do CSV é devido a um sisnitro de média ou grande monta.
Porém, alguns exigem um cuidado maior como é o caso do GNV.
Como comentamos acima o GNV precisa passar por um laudo de segurança veiculo para permitir que o carro circule nas vias publicas.
Quando emitida a documentação do GNV ela possui um prazo de validade no qual caso o proprietário não respeite poderá ter seu licenciamento negado pelo DETRAN até sua regularização.
O Certificado de segurança veicular possui um prazo de um ano, precisando passar por uma nova inspeção para renovar o selo do INMETRO e emitir um nova numeração para ser registrada no documento.
Como dito anteriormente, não sendo realizada a renovação o veículo terá seu licenciamento impedido no DETRAN, podendo ser apreendido e ficar no pátio até a regularização total do veículo.
Vale lembrar quando o veículo vai para o pátio do DETRAN se paga uma multa e uma estadia diário ao governo. O que pode deixar o prejuízo ainda maior.
Agora que você entendeu todos os detalhes sobre o CSV, compartilhe esse conhecimento com amigos e conhecidos.
Compartilhe
0 Comentários
Deixe o seu comentário!