Entre uma grande sopa de letrinhas nos termos de veículo o CRV é uma delas que entra para essa coleção.
O CRV é a sigla para Certificado de Registro do Veículo, o que gera uam confusão com outra que é o CRLV. Mas pre frente vamos explicar a diferenças entre elas.
Apesar de ser um documento muito importante, algumas não tem a minima noção para que serve e em que momento vai precisar realmente. Então estamos aqui para isso, vamos tirar todas suas dúvidas sobre esse certificado.
O CRV como já comentamos, é o certificado de registro do veículo. Ou seja, ele é responsável por comprovar sua propriedade do veículo no momento de sua compra.
Ele é emitido juntamente com o primeiro emplacamento do veículo, onde é registrado todos os dados do veículo desde sua cor até numerações como chassi, motor e seus dados.
Esse documento é emitido tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.
Conhecido como DUT (Documento Único de Transferência), é responsável por permitir que o veículo possa ser vendido futuramente. Comentarei isso seguir.
Lembra do DUT que cometei acima, então.
Esse é documento para ser emitido segue o artigo 122 do CTB ( Código de Trânsito Brasileiro), onde é preciso ter a nota fiscal de venda do veículo emitida pela fabricante ou revendedor.
Essa regra é válida para qualquer veículo, desde motos até caminhão. Onde garante que o proprietário adquiriu o veículo de forma legal.
E na hora de vender o veículo, o DUT ou CRV é fundamental para que a venda seja corretamente efetuada.
Pois no verso do documento, é necessário preencher os dados atualizados do comprador e no vendedor. Além de reconhecer as assinaturas no cartório.
Com isso no novo proprietário tem até 30 dias após das assinatura para emitir um novo CRV em seu nome. Se não o veículo poderá ficar com um bloqueio ativo, como explicamos no artigo – Bloqueio por falta de Transferência.
Como deu para perceber o CRV é um documento muito importante e certo cuidados devem ser tomados para não perde-lo.
Apesar de muitas vezes as pessoas pensarem que é obrigatório carregar esse documento, ele não é!
O documento que precisa estar sempre junto com você é sua CNH e o CRVL.
O CRLV é o certificado de registro e licenciamento do veículo, ele indica que o seu veículo está em dia com sua obrigações. Como pagamento de taxas e multas.
Como já explicamos o CRV é um documento que emitido uma única vez no momento que o veículo é emplacado ou vai ser feita sua transferência.
Existem alguns casos que o documento pode ser emitido de forma errada ou pode perde-lo/ danifica-lo. Então ele não possui valor algum.
Se acontecer isso precisa ser solicitado a segunda via do documento e para isso precisa:
E dai, com tudo isso em mãos, ainda é recomendado que o proprietário deve realizar o pagamento da segunda via do Certificado de Registro de Veículo antes de ira até o DETRAN. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência Santander, Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú. E para concluir o processo ter a numeração RENAVAM em mãos.
Não sabe o que é o RENAVAM – Veja aqui.
Como pode ver, é um trabalho a ser feito para obter a segunda via do CRV.
Não confunda a numeração do CRV com o código RENAVAM, eles possui funções bem diferentes.
A numeração fica no canto superior a direita do documento, logo no seu início. Veja o exemplo a seguir:
Já o RENAVAM fica um pouco mais abaixo.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre o CRV e sua função.
Compartilhe
0 Comentários
Deixe o seu comentário!