Como consultar  financiamento  e dívida do veículo pela placa

Saber se o financiamento do veículo foi quitado é um dos primeiros passos para quem está querendo comprar ou vender o carro.

Se o financiamento do veículo ainda não estiver devidamente quitado ou baixado, o comprador não consegue transferir e regularizar o carro em seu nome.

Checar todas as informações no veículo antes de efetuar sua compra ou até mesmo a venda para evitar transtornos após de toda a negociação for finalizada.

Então, não verifique apenas se o veículo possui apenas dívidas ou parcelas em parcelas em aberto junto a financeira, mas também se preocupe que o veículo não possua valores em aberto como IPVA, multas dívida ativas junto aos órgãos publicos e licenciamentos.

Verifique o histórico do veículo antes da compra, procure saber se possui restrições como roubo e furto, bloqueios judiciais além de passagem por leilão ou sinistros de média ou grande monta.

Comprar um carro usado exige certa cautela, e para isso que estamos aqui!

Nesse artigo vamos te ajudar a que seu sonho não se torne um pesadelo, passando todas as orientações possíveis para garantir que a decisão da compra seja a mais segura possível.

Como saber se o veículo possui financiamento – Gravame

Antes de tudo precisamos entender que o financiamento do veículo geralmente é chamado de Gravame.

O Gravame é uma restrição aplicada ao veículo quando existe um financiamento para sua aquisição ou como garantia para obter um empréstimo.

Quando o veículo possui o gravame ativo, a restrição é registrada junto aos órgão de  trânsito indicando que o veículo está sob a responsabilidade do credor até que ocorra a quitação do financiamento.

A existência do gravame impede a venda e transferência do veículo para o nome de terceiros sem autorização da credora. Essa é uma maneira de proteger os interesses contratuais para a efetivação do pagamento.

O não pagamento das parcelas do financiamento do carro, podem levar ao bloqueio judicial do RENAJUD, ocasionando até a penhora do veículo.

Por isso, é muito importante verificar se o veículo possui alguma dívida no banco ou se o mesmo está com o pagamento em dia. Evitando surpresas no momento de transferir o veículo.

Como consultar se um carro tem Gravame

A consulta para verificar se o veículo possui restrição financeira pode ser realizada diretamente no site no DETRAN em que o veículo está cadastrado.

Para isso, algumas informações precisam estar com você, tais como, Placa, Chassi , RENAVAM e ou CPF ou CNPJ do proprietário.

Nesse caso apenas será informado que existe a restrição, geralmente, pode não passar muitos detalhes como data, número de contrato e até mesmo o nome da financeira.

Outra alternativa para realizar a consulta de Gravame, é utilizar empresas como a WORKDATA que é especializada em informações cadastrais do veículo.

Geralmente na consulta de Gravame, será possível obter informações como:

  • Nome da financeira ou banco 
  • Número do contrato
  • Data do contrato 

– inserir botão consulta GRAVAME

Ao identificar que o contrato do financiamento do veículo está ainda ativo, o próximo passo é verificar se possui dívidas em atraso.

Para isso, a primeira opção é contactar o proprietário do veículo e verificar se o pagamento das parcelas estão em dia. Caso não obtenha as informações, e tenha comprado o veículo resta a opção de entrar em contato direto com a financeira. 

É possível comprar um carro financiado ?

A venda ou a compra de um carro financiado é totalmente possível, podendo ser uma opção mais em conta quando se está procurando um veículo.

Para isso, alguns passos precisam ser tomados.

Ao pretender comprar um carro financiado, a pessoa irá estar assumindo o valor restante da dívida que envolve o contrato, incluindo possíveis multas, encargos e juros. Procure saber qual é o total de quitação do contrato, quantas parcelas faltam e seus respectivos valores.

O valor de compra deve ser acordado entre comprador e vendedor, com base nos valores restantes que faltam para quitar o contrato no financiamento. Diminuindo então o valor de venda pago ao comprador se comparado com a venda de um veículo sem financiamento.

O vendedor deverá entrar em contato com o banco ou financeira, solicitando a transferência do financiamento, encaminhando todos os documentos do vendedor para que ocorra a aprovação.

Na realidade, será realizado um outro financiamento para o comprador, quitando o valor restante do contrato anterior e gerando um novo em nome do comprador no mesmo banco.

Caso a financeira recuse tal transferência, apenas com a quitação do contrato para  realizar a compra no veículo. Nesse caso, o comprador poderá solicitar uma linha de crédito em uma outra instituição para concluir a compra.

Para que a transferência do veículo precisa ser feita a baixa do GRAVAME

Mesmo fazendo o acordo de assumir o restante das parcelas do financiamento do veículo, mesmo assim se faz necessária a baixa do gravame.

A baixa do gravame consiste em retirar o gravame, mesmo que se for de forma temporária, para regularizar o veículo.

Essa baixa ocorre no órgão no SNG para os casos de alienação fiduciária ou arrendamento mercantil. 

A baixa do Gravame é efetuada pelo banco, podendo demorar em torno de 10 a 20 dias para ser identificada no DETRAN.

Caso a pessoa faça o acordo de assumir o restante das parcelas ou até mesmo esteja comprando o veículo através de outro financiamento, será incluída a intenção do gravame para que o novo documento já esteja com as informações corretas no nome do novo proprietário e dados no novo financiamento.

O golpe do Gravame, fique atento

Assim como existem muitas fraudes bancárias, existe a fraude do financiamento do veículo.

O golpe do gravame consiste em realizar um financiamento do veículo sem que o proprietário saiba, muitas vezes utilizando o nome e documento do próprio proprietário. 

A maior parte das vezes, utilizam o veículo como garantia para obter o valor de empréstimo junto aos bancos. Se tornando uma surpresa desagradavel ao proprietário do veículo.

Ao identificar que o veículo possui um gravame suspeito, será necessário abrir um boletim de ocorrência informando que houve uma fraude e com auxílio de um advogado notificar a financeira em que permitiu o financiamento. 

Para isso, precisa ter as informações como data e número do contrato. Mais acima explicamos como consultar o gravame e obter essas informações.

Leia também – Golpe do Gravame tome cuidado

Agora que você entende sobre detalhes do financiamento do veículo, fique atento verificando se o veículo não possui dívidas tanto nas financeiras como juntos aos órgãos públicos para evitar surpresas desagradáveis.

Leve em consideração em realizar uma consulta completa no veículo, verificando possíveis causas que ofereçam sua desvalorização ou até dificulte que seja aceito em segurados.

Conte com a WorkData para te auxiliar na conquista de seu carro ou moto obtendo informações de forma segura antes de efetuar a compra.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se