Como consultar histórico do veículo antes da compra

Comprar uma moto ou carro, sendo seminovo ou usado precisa ter uma certa  cautela. Consultar o histórico do veículo pode te prevenir de problemas sérios como restrição de roubo e furto ou até mesmo possuir restrição judicial.

A consulta do histórico do veículo, previne que você tome uma decisão na emoção do momento, evitando cair na pressão do vendedor com frases como:

  • “Tem mais gente interessada, o veículo está em ótimo estado e o  preço está abaixo na tabela”

Tome cuidado com essa conversa, que muitas vezes o veículo possui um problema que pode impedir sua regularização e trazer mais problemas do que era esperado.

Siga a leitura por aqui, que vamos te orientar passo a passo como não cair em um problema.

Consultar o histórico do veículo é importante e seguro

Pense que consultar o histórico do veículo não é apenas verificar se ele possui débitos em atraso ou algum impedimento para realizar a transferência.

Mas sim, se ele possui algum sinistro de média ou grande monta, ou até passagem por roubo e furto.

Saiba que para veículos que possuem sinistro de média ou grande monte precisa possuir um laudo chamado CSV (Certificado de Segurança Veicular) onde garante que os reparos efetuados estão devidamente aprovados e talvez precisem passar por novamente por uma vistoria após de um período.

E para a situação de sinistro, a depreciação do veículo é de 20% a 50% no seu valor. Ou seja, você pode esta pagando por algo que possua danos e vale menos.

Para caso de adquirir um veículo que esteja com alerta de roubo e furto, o comprador é considerado como receptor podendo pegar de 1 a 4 anos de prisão.

E uma ação judicial contra a loja ou pessoa que vendeu esse veículo roubado, pode demorar longos anos e gerar mais gastos.

Se caso o veículo foi recuperado de roubo e furto, além de ter uma desvalorização de mercado fica muito difícil de ser aprovado por uma segurado.

Mesma coisa ocorre em casos de veículo de leilão, onde dificulta a revenda e aceitação por seguradoras.

Como posso consultar a situação e o histórico do veículo se só tenho a placa ?

Você possui a opção de realizar a consulta em órgãos como DETRAN e SENATRAN para obter a informação. Mas, precisa possuir alguma outra identificação do veículo como RENAVAM ou chassi e o cpf/cnpj no proprietário atual do veículo.

Caso possua, basta acessar o site do DETRAN em que o veículo está cadastrado e informar os dados.

Vale lembrar que as consultas convencionais de órgãos de trânsito, não irão informar se o veículo possui histórico de roubo e furto ou cadastro ativo em leilão.

Esse simples detalhe, faz com que o veículo tenha uma desvalorização de 20% a 50% . Ou seja, você está tendo um prejuízo.

Para ter dados mais detalhados do  histórico do veículo, é recomendado utilizar serviço de consultas como é o caso da Workdata.  Que irá oferecer um histórico completo do veículo informando todos detalhes  que vão de débitos a histórico de roubo e furto.

Como consultar o histórico do veículo de forma gratuita ?

Como explicamos um pouco mais acima, você pode consultar pelo DETRAN e SENATRAN os dados do veículo que você vai comprar de forma gratuita.

Para isso, você precisa ter a numeração da Placa, chassi, renavam e o CPF ou CNPJ do atual proprietário do veículo.

Com isso você terá as seguintes informações, mas isso depende muito de DETRAN para DETRAN.

  • Multas
  • Débitos (IPVA e Licenciamento)
  • Restrições administrativas e jurídicas

Com consulta do DETRAN ou SENATRAN, você não terá as seguintes informações:

  • Passagem por leilão
  • Histórico de roubo e furto
  • Indício de Sinistros
  • Passagem por leilão

A falta dessas informações muitas vezes, causa danos financeiros ao comprador. Por muita vezes pagar um valor muito acima do que o veículo realmente vale.

Qual o melhor caminho para consultar o histórico do veículo ?

A melhor forma para consultar o histórico de um veículo é utilizar um serviço como o de nossa consulta completa, apenas informando a placa você possui todo histórico do veículo.

Com a consulta você terá informações que podem fazer toda a diferença para decisão de compra do veículo, tais como:

  • Cadastro em bases de leilão ativo;
  • Histórico de roubo e furto;
  • Aceitação no mercado;
  • Restrições Financeiras;
  • Restrições Judiciais;
  • Restrições Administrativas;
  • Dados cadastrais do veículo;
  • Multas e débitos.

O que irá reduzir seu tempo de pesquisa e ainda não teria todas as informações, fazendo de forma gratuita ira ser preciso ao menos acessar três fontes diferentes para verificar débitos, restrições e dados cadastrais.

Aqui na workdata, em uma única busca consegue essa informação.

Com a nossa consulta, você não terá as seguintes informações:

  • CPF/  CNPJ do proprietário;
  • Nomes
  • Lista ou quantidades de proprietários
  • Quilometragem do veículo

Como pode ver apenas dados pessoais e dados físicos que é a quilometragem.

A quilometragem fica registrada apenas no veículo de forma atualizada, existem casos que ficam armazenados em uma vistoria que foi feita. Mas não será uma informação atualizada e confiável.

O que devo fazer se eu adquirir um veículo com restrição e multas ?

Você precisará analisar os tipos de restrições que o veículo possui e quais os valores das multas.

As restrições que precisam tem uma atenção maior, pois, dependendo do tipo e causa desta restrição, ela poderá ser resolvida facilmente ou não.

Existem casos, principalmente em restrições financeiras e judiciais, que precisam de auxílio de um advogado especialista em causas deste tipo.

E outras que basta regularizar e pagar taxas no DETRAN.

Lembre-se que qualquer multa, débito ou restrição que exista ou venha a ter no veículo, não será possível regularizar a sua documentação.

O que pode vir como tempo impedir a emissão do licenciamento, causando a apreensão do veículo.

Caso tenha um problema no tipo, procure inicialmente o vendedor do veículo e procure um acordo para que ele resolva tais pendências.

Caso contrário, será necessário entrar em vias judiciais para reaver o custo com a regularização ou até mesmo o valor pago do veículo.

Para isso guarde bem todos os documentos do processo de compra e comprovantes de pagamentos.

Leve o veículo para uma vistoria cautelar

Consultar o histórico do veículo é de grande importância, mas verificar suas condições físicas e mecânicas não podem ser descartadas.

Procure levar o veículo para realizar uma inspeção veicular, identificando detalhes técnicos do veículo como estado do motor, carroceria e sistema elétrico.

Muitas vezes o veículo não possui impedimento algum em seu histórico, mas possui em sua condição física.

Como pode perceber, embora a parte de consultar todo o histórico de um veículo ajude na tomada de decisão da compra de um carro ou moto. Ainda precisa levar o veículo para uma inspeção para verificar possíveis problemas mecânicos.

Não descarte também a opção de chamar um consultor automotivo, geralmente possuem conhecimento mecânico suficiente para identificar se o motor apresenta algum problema.

Se precisar fazer uma consulta pela placa, conte com a Workdata.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se