Golpe do Gravame tome cuidado

Um golpe que vem sendo mais comum é o do gravame, onde ao proprietário informar que o veículo está a venda é realizado um financiamento sobre o veículo.

Tudo ocorre quando o golpista consegue os dados do veículo e solicita o financiamento para a compra do veículo utilizando o nome de uma outra pessoa.

E daí em diante tudo se torna uma grande dor de cabeça para o proprietário do veículo e para que teve seu nome utilizado para o golpe.

Como ocorre o golpe do Gravame?

O golpe do gravame geralmente ocorre após o proprietário enviar cópias de documentos do veículo ao possível comprador, com o argumento que vai solicitar financiamento  junto ao banco.

O golpista tendo em mão a cópia do CRV (DUT) do carro consegue fazer um documento falsificado e conseguir em nome próprio ou de um laranja o financiamento do veículo.

Ainda existem casos em que o veículo é clonado e através do dados obtidos pelo documento do veículo que possui o CPF, ele consiga o financiamento do veículo utilizando os dados do proprietário como empréstimo com garantia.

Como evitar ser vítima de um golpe de gravame?

Para evitar cair no golpe do Gravame, não encaminhe cópia do documento do veículo, procure sempre agendar com o interessado comparecer ao banco ou loja que irá efetivar o financiamento.

Caso seja um intermediador ou até uma loja que venda o veículo de forma consignada, antes de passar qualquer documento exija um contrato de que tal serviço está sendo prestado e os documentos foram entregues para essa finalidade.

Mas afinal o que é o GRAVAME?

Como explicamos em nosso artigo O que é Gravame?. O Gravame é uma restrição financeira para o veículo que impede que o mesmo seja transferido até a quitação e baixa solicitada pela financeira.

O Gravame possui a etapa de intenção, que é onde informa que que uma pessoa interessada em comprar o veículo ou fazer um empréstimo com garantia está já aprovada e basta regularizar junto ao DETRAN.

A restrição financeira ou propriamente o Gravame, que quando a restrição foi devidamente registrada no documento.

E a baixa do gravame, quando é retirada a restrição financeira no documento e no detran para o veículo.

O fato de existir uma intenção de gravame já impede a transferência do veículo para o novo proprietário caso a intenção não esteja no nome dele.

Fui vítima do golpe de gravame, o que devo fazer?

Realize um boletim de ocorrência como estelionato, e procure um auxílio jurídico por meio de uma advogado.

Onde todo um serviço de comunicação junto a financeira irá ser efetuado para dar a baixa do gravame.

Caso precise de mais dados como data que foi incluído o gravame, financeira e número de contrato. Temos a opção de opção de consulta de gravame.

Quais são os direitos dos consumidores em caso de golpe de gravame?

O banco ou financeira pode ser responsabilizada por ter a obrigação de conferir os dados para realizar o financiamento de forma segura. 

Seja ela a possível solicitante como o vendedor do veículo, tudo depende de como está a situação e as dificuldades impostas para a regularização da situação.

Pois, para que tal golpe dê certo. Irá precisar fornecer documentos para que o crédito seja aprovado.

Como encontrar um advogado especializado em golpes de gravame?

Procure por advogados especializados em crimes de falsificação e estelionato.

Profissionais com essa especialidade, geralmente conhecem o melhor caminho e ações a serem tomadas diante ao cenário que estamos explicando.

Tenha também cuidado com o Golpe da baixa no gravame

Pessoas que estão quitando o financiamento estão sendo enganadas por golpistas  que solicitam o pagamento de uma taxa para realizar a baixa do gravame junto ao SNG.

O golpista entra em contato com o proprietário do veículo se passando como funcionário da financeira ou banco informando que precisa pagar a tarifa ou taxa para efetivar a baixa do Gravame.

A baixa no gravame é gratuita sendo efetuada dentro de 10 dias após o pagamento da última parcela do veículo.

Para que a mesma conste no documento existe sim a taxa de emissão de documento, que não precisa ser feita de forma imediata para que ocorra a baixa do financiamento apenas para questões regulatórias junto ao DETRAN de seu estado, precisando se paga diretamente ao governo e não a financeira ou terceiros.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se