O que é bloqueio de estelionato de veículo?
Infelizmente cada vez mais comum, o bloqueio de estelionato vem crescendo e atormentando compradores de veículos usados.
Causando um transtorno no momento de regularizar o veículo.
Veículo bloqueado por estelionato
O processo de bloqueio por estelionato ocorre devido o veículo está em uma investigação policial por apropriação indébita ou estelionato.
Esse bloqueio ocorre após ser feito o boletim de ocorrência, mostrando todos documentos que provem que ocorreu o crime.
A apropriação indébita ou estelionato consiste em um posse irregular do veículo ou em caso de não ocorrer o repasse do pagamento ao proprietário do veículo.
Apesar de ser um crime, não se caracteriza como roubo e furto. Mas sim de posse irregular, pelo fato do veículo estar sob responsabilidade de terceiros.
Então cometendo o delito de se apropriar-se como fosse o dono, realizando venda e transações sem repassar ao real proprietário do veículo.
Um exemplo para esses casos são de deixar o veículo em uma loja em esquema de consignação e a mesma vender o veículo sem repassar o valor ao dono do veículo.
Qual a diferença entre estelionato e roubo e furto?
A diferença está em que no estelionato o comprador está adquirindo o veículo de forma legalizada, com contratos e comprovantes de pagamentos.
Já no roubo e furto, todo o trâmite ocorre de forma ilegal. Desde a forma que se obtêm o veículo até a venda de peças.
De forma mais simples, no estelionato o criminoso utiliza maneiras enganosas para obter a posse do veículo e depois comete o crime.
Quais são os impedimentos por bloqueio de estelionato?
Assim como o bloqueio RENAJUD, o bloqueio de estelionato impede a transferência do veículo e seu licenciamento.
O que pode prejudicar a circulação do veículo durante o processo, devido ao mesmo estar com licenciamento em atraso.
E o bloqueio por estelionato pode se tornar um bloqueio judicial no RENAJUD, ocasionando a busca e apreensão do veículo. Ficando a pessoa que está em posse do veículo responsável pela conservação e manutenção no mesmo.
Como evitar adquirir um veículo como bloqueio por estelionato ?
Desconfie de preços muito abaixo no mercado, os golpes por estelionatos ocorrem na maioria das vezes por estar com o valor abaixo do normal.
Antes da compra do veículo realize a consulta de restrição e débitos do veículo junto ao DETRAN, ou se preferir faça a consulta pela placa em sites como o da Workdata.
Através da placa você consegue todos os dados do veículo, restrições e débitos.
Se estiver vendendo o veículo por consignação, pesquise o tempo que a empresa está atuando no mercado e se a mesma possui processo judiciais relacionados a estelionato ou apropriação indébita.
Em caso de venda direta, só é entregue o veículo após o pagamento total no valor. Não aceite entradas para entregar o carro.
Fui vítima de estelionato, o que fazer?
Reúna todas as informações relevantes, incluindo detalhes sobre a pessoa ou empresa envolvida, registros de comunicações (como e-mails ou mensagens de texto), documentação relacionada à transação em questão e quaisquer evidências que possam provar que você foi enganado.
E vá até a uma delegacia registrar o boletim de ocorrência.
Mais detalhes conheça a lei de apropriação indébita