Analisar carro usado

Quais cuidados tomar ao comprar um carro usado?

A decisão de adquirir um carro usado financeiramente é a melhor escolha se comparado a compra de um veículo novo.

A principal vantagem é que um carro usado sofre menos desvalorização após a compra se comparado a um zero.

No geral a compra de um carro usado muitas vezes possuem mais vantagens no que desvantagem ao saber fazer a escolha certa. Ao longo do texto vamos te auxiliar como escolher um carro usado sem ter preocupações no futuro.

Vantagem em comprar um carro usado

Como comentamos anteriormente sua desvalorização é a principal vantagem do carro usado.

Ao contrário de carro zero que ao sair na concessionária tem uma desvalorização média de 20%, mais a desvalorização que pode ocorrer nos três primeiros anos. Podendo chegar em até 35% dependendo da marca e modelo do veículo.

Entre carros seminovos ou usados, essa desvalorização não ocorre de forma tão significativa se comparado com o valor pago em sua compra.

Outra vantagem é que por manter um valor mais estável, você pode utilizar como moeda de troca para a aquisição de um outro carro quando se pretende realizar a troca do veículo.

Documentação e Parcelamento mais barato

Diferente do carro zero, que pode chegar a até R$ 1300,00 para emitir sua documentação. 

As taxas e custos de transferência do carro usado fica bem mais em conta, mesmo realizando a troca de placa para modelo Mercosul, pode chegar ao máximo R$ 700,00.

Metade no preço do zero não é mesmo?

Ainda se precisa de um financiamento, seja para completar uma parte do valor, para veículo seminovos existem mais facilidades e melhores formas de prazos de pagamento. 

Além disso, se você for uma pessoa boa em negociar. Pode aproveitar o momento para conseguir algum desconto. Algo que dificilmente conseguiria na compra de um carro novo.

IPVA e Seguros com menor valores

A vantagem ainda se acumula mais quando se pensa nos custos anuais como IPVA e seguro.

Na questão de Imposto para Veículos Automotores, IPVA para os íntimos, o valor é muito mais acessível comparado a aquele sonhado zero na concessionária.

O seguro anual do usado, incluindo a franquia de reparos, geralmente possui valores mais baixos por já estar um tempo no mercado. Possuindo maior facilidade para obter peças para eventuais trocas.

Mas não esqueça, o valor do seguro também envolve muito o perfil do condutor, endereço de moradia e locais em que o veículo passa mais tempo, como no trabalho se existem estacionamento ou se o veículo fica estacionado na rua.

Como comprar um carro usado com confiança? 6 Dicas para te ajudar

Agora vamos à parte que interessa, que é como escolher o melhor carro usado dentro de tantas opções que podem surgir à sua frente durante a jornada.

1- Pesquise o modelo que melhor atende sua necessidade

A escolha do modelo é algo que pode interferir desde sua experiência no volante como no valor do veículo.

Para quem é novo no volante, as opções geralmente mudam. 

Para recém habilitados, carros menores costumam facilitar a baliza e possuem um preço mais acessível e maior economia no combustível.

Se esse for o seu caso considere adquirir o HB20, Onix, Gol, Ford Ka ou veículo similares.

Agora se está pesquisando porque a família aumentou de tamanho, considere carro no modelo sedan que possuem um bom porta-mala ou até uma SUV.

2 – Custos de manutenção do veículo

Após escolher os modelos, procure verificar seus custos de manutenção para ter uma ideia depois da aquisição do carro usado. Qual será seu gasto ao longo do tempo.

Se informe sobre seu consumo médio de combustível, além dos custos anuais como valor de IPVA e revisão.

Parece que não, mas essa etapa te ajuda a evitar surpresas desagradáveis após a compra do carro.  Muitas pessoas compram o veículo e se assustam com a quantidade de combustível que consome a ou valor no IPVA.

3 – Procure sempre conhecer o carro pessoalmente

Consegui achar um anúncio interessante, se for em loja vá até lá conheça a loja e o veículo e se não for uma loja que já conheça procure pesquisar o CNPJ para ver se é uma loja devidamente registrada.

No caso de compra direta com o proprietário, combine um encontro em locais movimentados como estacionamento de shoppings, praças movimentadas e locais que você tenha uma maior segurança para conhecer o veículo.

Não confie apenas em anúncios pela internet, que existem muitos golpes que o comprador sai no prejuízo. 

4 – Examine o carro 

Tente circular com o veículo, caso tenha rádio ligado desligue e procure ouvir barulhos que o veículo faz durante o teste.

Se ao acelerar notar barulhos estranhos, sentir o carro engasgar fique atento que o veículo pode estar com problemas no motor.

Procure verificar o manual do carro, procure por revisões e veja quantas foram feitas e qual foi a mais recente.

Veja no odômetro o quanto que o veículo está marcando.

Teste o freio, verifique a cor na fumaça que sai no escapamento, condições nos pneus e sua lataria. 

Verifique as condições do ar-condicionado, vidros e travas elétricas, estofado e condições do volante, pedais  e câmbio.

Caso você não seja uma pessoa muito familiarizada com o assunto, procure pedir que um mecânico vá com você.

Assim ele pode verificar até as condições do motor.

5 – Confira situação e o histórico do veículo

Procure verificar se o carro usado que pretende comprar está regularizado junto ao DETRAN. E o histórico do veículo ao longo do tempo.

Verifique se possui débitos ou restrições que possam impedir a regularização do veículo em seu nome junto ao DETRAN, ou em casos de bloqueio judicial até perder o carro.

Procure saber também se já teve leilão e até mesmo foi recuperado  de roubo e furto ou sinistro.

De possível, verifique no documento do veículo se possui a observação de CSV. Pode indicar que o veículo possui um sinistro de média ou grande monta.

Veículos com essas características possuem um valor mais baixo no mercado, então é importante não ter prejuízo pagando mais que o que deveria pagar no carro usado.

Para facilitar obter essas informações, realize uma consulta completa do veículo, e apenas pela placa você tem tudo isso e mais detalhes do veículo.

6 – Não pague sinais ou adiantado

Existem golpes atualmente muito bem elaborados, em que a pessoa se passa como uma intermediadora para vender o veículo.

Após conseguir a confiança do comprador, informa que possui mais gente interessada e pede um valor de sinal. E aí que mora o perigo.

Muitas vezes o proprietário do veículo que foi apresentado nem sabe que está ocorrendo a negociação, apenas emprestou ou deixou para conserto e a pessoa inicia esse processo de golpe.

Apenas pague após que tiver o contrato de compra e venda assinado ou quando o vendedor e vocês tiverem assinado o documento no cartório.

Onde compensa comprar um carro usado de particulares ou lojas ?

A resposta é depende.

Em lojas você a possibilidade de pegar um veículo com problemas mecânicos e de documento é menor. Porém, o valor aumenta consideravelmente.

Compra diretamente com particulares, geralmente possui um valor mais abaixo. Mas precisa ter alguns dos cuidados que comentamos ao longo do texto.

Como posso saber o valor médio de um carro usado ?

A princípio, para determinar o valor médio de um veículo, é utilizada uma tabela média de mercado chamada de Tabela FIPE

Com ela será possível ter uma referência de preço do veículo, porém isso vai depender também das condições e possíveis acessórios que o veículo possuir. Causando uma variação no valor do veículo escolhido.

Para quem não conhece a FIPE, ela é uma fundação e instituto de pesquisa que realiza análises de mercado, economia, finanças entre outros temas relacionados ao desenvolvimento econômico.

Devido a isso se torna uma referencia para ajudar precificar veículos usados, atualizando os valores mês a mês, permitindo realizar uma negociação com o preço justo.

Quanto dura um carro usado?

A questão nem sempre é o tempo, mas a quantidade que esse carro foi utilizado ao longo do tempo. Habitualmente um veículo dura, em média,  250,000 km.

Por isso que depende muito da forma de uso do veículo, dependendo dessa quilometragem pode ser atingida em pouco tempo mas em média após 10 anos de uso.

Então a idade em si não afeta a qualidade do veículo, mas sim seu uso.

Quais são as marcas de carros usados mais confiáveis?

De fato, existem marcas muito consolidadas no mercado, que podem te ajudar na decisão de qual carro usado adquirir. 

Entre as diversas que existem cinco delas se destacam:

  • Toyota
  • Honda
  • Chevrolet
  • Volkswagen
  • Fiat

Outras marcas são boas, mas na questão de pós-venda e facilidade de conseguir peças ou durabilidade essas se destacam.

Quanto custa a manutenção de um carro usado?

Infelizmente não existe uma tabela pronta para essa pergunta, devido depender muito do tipo do veículo, marca e modelo.

Mas estudos no mercado apontam que os veículo que possuem o menor custo de manutenção são:

  • Hyundai HB20
  • Renault Sandero/Logan
  • Fiat Palio
  • Chevrolet Onix/Prisma
  • Ford Ka
  • Peugeot 208
  • Nissan Versa
  • Honda Fit
  • Volkswagen Gol (G3, G5, G6, G7 e G8)
  • Toyota Etios

Mas como comentamos anteriormente, busque informações sobre o veículo que você possui maior interesse e analise se a manutenção compensa.

Quais são os anos de carros usados mais procurados?

Sobretudo, ao adquirir um veículo usado sempre é recomendado que procure veículos que estejam dentro de uma margem de 5 anos. 

Assim, a possibilidade de ter desgaste de peças importantes é menor. Mas apenas sua idade não diz sobre o veículo. Acima de tudo, análise a quilometragem e condições de uso.

Não fique muito preso a idade mas a qualidade no veículo, especialmente na condições do motor.

Além disso, a única desvantagem de um veículo mais antigo é que sua tecnologia como os painéis internos, serão mais defassadas se comparado com os atuais.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se