Como consultar um Gravame?
Algo muito comum de se ouvir e que o veículo possui Gravame.
Para que o veículo possa ser transferido, precisa ter a baixa de Gravame realizada.
Para conferir essa informação você pode contar com a WorkData.
Apenas pela placa do veículo, será possível obter os dados do Gravame ou se o mesmo já foi baixado.
Qual é a importância de consultar o Gravame de um veículo?
A consulta de gravame é muito importante quando se pretende adquirir um veículo para não passar por imprevistos na hora de transferir para o seu nome.
Caso o a restrição financeira não tenha sido baixada de forma correta, não será possível transferir o veículo para o nome do novo proprietário.
E ainda caso esteja em atraso junto a financeira. O veículo poderá ser apreendido, assim causando um prejuízo enorme a seu comprador.
Aqui com a WorkData, somente informando a placa do veículo você já possui todo os seus detalhes. Além de possuir dados importantes que podem influenciar na hora na compra como histórico de roubo e furto ou até indicio de sisnistro.
Mas afinal ,o que significa Gravame?
O que significa que o veículo possui algum financiamento. Enquanto esse financiamento não for transferido ou quitado o veículo fica impedido de transferido para outro proprietário.
Toda a transação do Gravame fica registrada no Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Mais detalhes você pode conferir em – O que é Gravame ?
Tipos de Gravame que existem
No processo de cadastro de gravame exitem 3 tipos mais comuns de serem utilizados.
Alienação Fiduciária – O processo consistem em um financiamento feito por meio de um contrato de Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
Arrendamento Mercantil – Muito semelhante a um contrato de aluguel, onde o veículo pertence ao financeira até a quitação do contrato.
Reserva de Domínio – E um contrato entre duas parte, ou seja um vendedor e comprador, sem envolver uma financiadora como uma instituição financeira .
Quando e como ocorre a Baixa de Gravame ?
A baixa do gravame ocorre após de quitado o contrato de financiamento do veículo, geralmente ocorre de forma automática. E em casos como de Reserva de Domínio é preciso solicitar ao DETRAN.
Em casos como Alienação e Arrendamento a informação fica armazenada no SNG. E no momento que a instituição financeira informa a quitação do contrato. A baixa da restrição financeira já ocorre de forma automática.
Para acompanhar esse processo é muito importante fazer a consulta de gravame, afim, de identificar se o procedimento foi feito de forma correta pela financeira.
Liberando o quanto antes o veículo desta restrição financeira.
Quem da baixa do Gravame e quanto tempo demora o processo?
Como comentamos acima, geralmente o processo de baixa de gravame é automático e realizado pela financeira.
O prazo geralmente é curto ficando entre de 5 a 10 dias úteis, para que a financeira consiga por meio no SNG notificar o DETRAN que o financiamento já foi quitado. Permitindo assim a emissão de um novo documento sem a restrição.
Para isso é emitida um certidão comprovando que o contrato foi quitado.
Precisa emitir o novo documento CRV/DUT do veículo?
É indicado que após a financeira realizar a notificação do fim do contrato ao DETRAN que seja solicitado ao mesmo a emissão de um novo documento para o veículo.
Pois tal restrição de Gravame ainda pode ficar no sistema até a emissão do novo documento.
Para emitir esse novo documento o veículo não pode possuir débitos ou multas. O processo é o mesmo na compra do veículo.
Onde é solicitado os seguintes documentos:
- Laudo de vistoria do veículo;
- Comprovantes de pagamento de multas, licenciamento, IPVA;
- Comprovantes de endereços;
- Documento como RG e CPF;
- Documento do veículo DUT/CRV;
- Comprovante do pagamento da Taxa de Transferência.
Valor quitado mas o gravame não foi baixado?
Nesse caso, é preciso ir até um posto no DETRAN para solicitar a reitirada da restrição financeira de seu veículo.
Leve todos os comprovantes e documento necessários para realizar essa solicitação.
Mas, caso seja um contrato de arrendamento mercantil, a solicitação da baixa deve ser feita diretamente no banco ou instituição financeira. Para isso, é necessário enviar os documentos solicitados (normalmente estão descritos no carnê de pagamento) e enviar o recibo de transferência, sem estar preenchido, junto com esses documentos.
O que é Gravame cancelado?
O Gravame pode ser cancelado devido a uma quebra de contrato entre o financiado e a financeira.
Podendo ser ocasionado até mesmo por uma fraude, quando um terceiro coloca o veículo como garantia para pegar um emprestimo.
Todo o processo de cancelamento é realizado pela financeira, onde a mesma envia ao DETRAN a declaração de cancelamento do Gravame.
Segundo a portaria do DETRAN SP 2762, o prazo de cancelamento é de 30 dias após a inclusão do financiamento, após esse prazo o cancelamento é bloqueado.
Passado esse período, a financeira precisa fazer um requerimento ao DETRAN solicitando o desbloqueio para efetivar o cancelamento.
Não existem cobrança de taxas adicionais no DETRAN para efetuar tal solicitação, sendo necessário apenas o envio do requerimento constando o motivo da solicitação , dados do contrato, dados do veículo e os dados do solicitante.