Carro elétricos e híbrido paga IPVA?

Devido a alterações climáticas veículos elétricos vem se tornando um nos assuntos mais comentados no ramo automotivo atualmente.

Ainda com valores pouco acessíveis, carros elétricos e híbridos estão chegando no mercado brasileiro ao poucos e pode ser tornar uma tendencia para os próximos anos.

Atualmente no ano de 2023, temos uma frota de aproximadamente de 150 mil veículos híbridos ou elétricos circulando, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Havendo um previsão que em 2030 atinja 1,1 milhão de veículos.

Para incentivar a aquisição destes carros, alguns estados reduzem ou oferecem isenção do IPVA.

Estados que reduzem o valor do IPVA para carros e demais veículos elétricos

Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, o valor do IPVA é reduzido para 50%.

São Paulo possui uma ressalva, atualmente esse desconto é apenas para veículo registrados na capital. Mas possui projeto de lei para o estado inteiro para o próximo ano (2024).

Estados que não cobram IPVA para carros e demais veículos elétricos

No total são apenas oito estados que não tributam o valor do IPVA para veículo elétricos ou híbridos. Esses estados são:

  •  Rio Grande do Norte;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Maranhão;
  • Ceará;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná;
  • Distrito Federal.

Para moradores do estados da Bahia e Goiás, existe um projeto de lei que visa beneficiar os proprietários de carros elétricos em relação ao IPVA. Porém, como ainda é um projeto de lei não é possível identificar se haverá isenção total ou parcial no tributo.

Qual é a diferença entre um carro elétrico e um híbrido ?

A principio um carro 100% elétrico é movido de forma exclusiva por motor elétrico alimentado por baterias de íons. Já veículos híbridos possui dois motores, um elétrico e outro movido à combustão.

O atrativo principal de veículos elétricos são as baixas emissões de poluentes e consumo de combustíveis fosseis, que ocasionam malefícios ao meio ambientes e emissão de gases que auxiliam no efeito estufa.

Se está pensando em adquirir um veículo elétrico, tenha em mente que a bateria de lítio tem uma autonomia atual de 200 Km e 350 km. Isso, dependo do veículo e modo de direção.

Outro fator, a recarga completa de uma bateria pode levar até 10 horas em uma tomada comum.

O hibrido pode auxiliar nessas ocasiões de baixa bateria, por ter o motor por combustão o mesmo pode ser abastecido e continuar a viagem.

Em alguns veículo ainda, é possível a bateria ser carregada pelo motor de combustão, onde uma central eletrônica conseguira intermediar qual motor usar devido a condição de uso no momento.

Então se você precisa de um veículo como maior autonomia, o indicado será o hibrido.

Como estão a vendas de carros usados elétricos ?

De acordo com a FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores ) no período de 2022 a 2023 o aumento da venda de usados elétricos foi de 80%.

Apenas entre os meses de janeiro a setembro de 2023, forma 25.263 unidades vendidas. E o modelo que domina essa lista é o Corolla Hybrid da Toyta.

Apenas no mês de setembro atingiu 739 unidades usadas negociadas, seguido pelo Cross Hybrid com 455 e depois o Volvo XC60 com 191 no mesmo mês.

A tabela a seguir no mês de setembro de 2023 com os carros usados elétricos mais vendidos.

CarroVendas
1) Toyota Corolla793
2) Toyota Corolla Cross455
3) Volvo XC60191
4) Toyota Rav4157
5) BMW Série X155
6) Volvo XC40137
7) Toyota Prius109
8) Porsche Cayenne E-Hybrid93
9) Mercedes-Benz Classe C66
10) Volvo XC9065
Fonte: FENAUTO

Se está pensando em mudar o veículo não deixe de conferir nossa dicas de comprar um carro usado, e evitar possíveis prejuízos.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se