O que é CRV e qual sua importância?
O CRV está entre os documentos mais importantes do veículo, ele comprova o registro de propriedade do automóvel.
Apesar de ser mais umas das tantas siglas que existem no dia-a-dia do motorista ela é de extrema importância no momento da compra e venda do veículo.
Outra dúvida que é muito comum surgir CRV e CRLV. Ambas são documentos mas com funções diferentes, algo que iremos abordar mais a frente.
Então se você possui essas dúvidas, você está no lugar certo.
Sem tempo para ler? Ouça nosso resumo
O que é o documento CRV ?
O CRV (Certificado do Registro do Veículo), também popularmente conhecido como DUT, é um documento que comprova legalmente a propriedade do veículo, permitindo sua venda a terceiros.
Sendo atualmente de forma digital, o CRV teve seu formato físico até o início de 2021. Atualmente o certificado de registro pode ser acessado pelo aplicativo Carteira de Trânsito (CDT).
O CRV tem sua emissão após ser registrado junto ao DETRAN, em caso de registro de carro zero quilômetro é necessário iniciar o processo de primeiro emplacamento do veículo apresentando a sua nota fiscal e pagamento das demais taxas.
Já no processo de troca de proprietário o processo muda um pouco, devido o veículo não possuir ainda o CRV digital, apenas no formato físico. Então vamos explicar tudo detalhado no tópico CRV como fazer a transferência de veículo usado?
No documento CRV, será registradas todas as informações do veículo, tais como:
- Número do RENAVAM
- Marca e modelo
- Ano de Fabricação e Modelo
- Placa
- Chassi
- Características como cor, motorização, capacidade de passageiros
- Dados do proprietários
- Data de emissão do CRV
- Restrições e observações de alterações que possam ter ocorrido até a emissão do CRV
Qual a diferença de CRV para CRLV?
Apesar de alguns motoristas acreditarem que não existe diferença entre os dois documentos. Ela existe, porém ambos estão se tornando um documento só, que é o CRLV-e.
Então vamos entender o que é cada um deles tudo bem?
O que é o CRLV ?
O documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), é um documento que possui renovação anual e de porte obrigatório que informa às autoridades de trânsito que o veículo está devidamente regularizado no DETRAN, permitindo sua circulação em todo o território nacional.
Então as principais diferenças entre o CRV e o CRLV estão no prazo dos documentos. O Certificado de Registro do Veículo não possui data limite para a renovação, sendo necessário emitir novamente após a troca da propriedade do veículo através da ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo ).
Em contrapartida, o CRLV tem sua renovação de forma anual, sendo necessário pagar as taxas de Licenciamento e demais débitos como IPVA e multas para realizar sua emissão.
Nesse caso o CRLV pode interferir na nova emissão do CRV, caso esteja em atraso. Obrigando o novo proprietário a apresentar os devidos pagamentos em aberto para dar continuidades na emissão do documento.
Existe a questão do porte obrigatório, mesmo existindo a versão digital para ambos documentos o motorista precisa estar com a versão digital ou impressa em folha A4 comum do CRLV. Algo que não é necessário quando se trata de CRV.
Caso o motorista não tenha o CRLV em mãos, será autuado com multa e 7 pontos da carteira.
E o CRLV-e ?
O CRLV-e (certificado de Registro e Licenciamento) é um documento que entrou em vigor a partir do ano de 2021, onde ocorreu a junção dos dois documentos CRV e CRLV. Descartando até então a impressão do documento em papel moeda.
Dessa forma, veículos que tiveram sua emissão do documento a partir de 2021 já entram no formato 100% digital. Por isso ocorre a confusão que o CRV e CRLV são a mesma coisa.
O que facilita o acesso do documento, além de sua transferência. De acordo com a resolução 809/2020 do Contran. Toda a transferência que era registrada no ATPV (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) que ficava registrada no verso do CRV. Agora o processo passa a ser digital, através do ATPV-e.
Qual é a função CRV?
Um pouco mais acima, comentei que o certificado de registro é popularmente conhecido DUT.
Tudo começa como DUT, implantado em 1985, teve como principal função comprovar a propriedade do veículo.
Dessa forma evitando problemas no momento da compra e venda, atestando que a pessoa que estava vendendo era o legítimo dono no veículo e registrando para quem seria o próximo dono.
Pois no verso do documento, é necessário preencher os dados atualizados do comprador e do vendedor. Além de reconhecer suas devidas assinaturas em cartório.
Assegurando de forma jurídica, que o veículo não havia sido furtado para ser vendido posteriormente.
Com isso, o novo proprietário tem até 30 dias após a assinatura para emitir um novo CRV em seu nome. Se não, o veículo poderá ficar com um bloqueio ativo, como explicamos no artigo – Bloqueio por falta de Transferência.
Nessa forma, facilitar identificar o histórico transferência, registrar alterações e manutenções possibilitando uma melhor avaliação no estado geral do automóvel
Vale destacar que o CRV precisa ser emitido para qualquer veículo, desde motos até caminhões. Onde garante que o proprietário adquiriu o veículo de forma legal.
Guarde bem seu documento físico
Como deu para perceber o CRV é um documento muito importante e certos cuidados devem ser tomados para não perdê-lo.
- Evite de carregá-lo com você;
- Deixei guardado em casa em um local que você o encontre com facilidade;
- Tenha uma cópia digitalizada, isso facilita caso precise de uma segunda via;
- Evite rasgar ou danificar
Apesar de muitas vezes as pessoas pensarem que é obrigatório carregar esse documento, ele não é!
O documento que precisa estar sempre junto com você são a CNH e o CRLV (licenciamento).
O CRLV é o certificado de registro e licenciamento do veículo, ele indica que o seu veículo está em dia com suas obrigações, como comentamos mais acima.
Como emitir a Segunda Via CRV ?
Antes de iniciar toda a explicação, você precisa saber quando ocorreu a emissão do CRV. Caso a emissão ocorreu após de 04/01/2021, você consegue o acesso via o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito).
Desde 2021, ocorreu uma junção entre os documentos CRV e CRLV. Para o formato digital CRLV-e.
Então caso tenha perdido de CRV e ele é antes de 2021, você terá que solicitar ao DETRAN de seu estado o antigo serviço de “2a via do CRV” e iniciar o processo de primeira via do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico).
Apenas após a emissão da primeira via do CRVL-e, será possível iniciar o processo de compra e venda do veículo via ATPV-e.
Não esqueça de registrar um boletim de ocorrência informando se foi uma perda ou até mesmo o furto do documento.
Emitir o CRLV-e ( antiga 2ª via do CRV impresso)
Apesar do documento ser digital, a solicitação ocorre de forma presencial junto ao DETRAN.
Lembre-se, o veículo não poderá débitos em aberto como IPVA, Licenciamento, multas ou qualquer outro.
Deverá ser realizado os seguintes passo:
- Preencha o formulário comunicando o extravio, furto, roubo ou rasura do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
- Formulário preenchido, imprima a ficha de cadastro e o DAE (Documento de Arrecadação Estadual);
- O DAE precisa ser pago em unidades da rede bancária credenciada junto ao DETRAN;
- Será obrigatório o agendamento da vistoria, e só pode ser realizado após o pagamento da DAE;
- Realize a vistoria no departamento de vistoria da unidade de trânsito local;
- Após o veículo ser aprovado na vistoria, você deve comparecer ao setor de emissão de documentos para receber o comprovante de emissão do e-CRV.
Atente-se caso o veículo esteja sendo negociado
Se estiver negociando a venda do veículo, essa informação já poderá ser inserida na emissão do CRLV-e. Basta informar os dados do comprador para que a ATPV-e já esteja emitida, facilitando o processo de transferência de propriedade.
Como consultar o CRV de forma online?
Para realizar a consulta de forma online, será necessário acessar o portal do SENATRAN, realizar o seu acesso pelo CPF e senha.
Depois basta ir na área Veículo > Consultas Meus Veículos
Na próxima tela, você terá acesso ao emissão dos documento CRLV-e
Onde fica a numeração do CRV físico?
Não confunda a numeração do CRV com o código RENAVAM, eles possuem funções bem diferentes.
A numeração fica no canto superior à direita do documento, logo no seu início. Veja o exemplo a seguir:
Já o RENAVAM fica um pouco mais abaixo.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco melhor sobre o CRV e sua função.