Como consultar a placa de veículo roubado
Uma das maiores preocupações na compra de um veículo usado é verificar se o mesmo possui registro de roubo e furto. Consultar a placa de um veículo que foi roubado não é muito difícil, e vamos te explicar todos os detalhes ao longo do texto.
Existem opções gratuitas e opções pagas que podem trazer mais informações, até mesmo se a baixa do roubo e furto já foi efetivada.
Ao decorrer do texto você vai entender como fazer a sua consulta por placa de veículo roubado e a diferença entre cada consulta.
Como consultar a placa de um veículo roubado de maneira gratuita?
Para verificar se um veículo está com o alerta de roubo e furto você pode utilizar o serviço do SINESP cidadão. O aplicativo informa se o veículo possui ou não registro ativo de roubo e furto.
Ou seja, informa se o veículo foi roubado ou ainda está sendo procurado pelas autoridades.
Para instalar ele é bem fácil.
Acesse a página no Ministério da Justiça e Segurança Pública, e instale o aplicativo do Sinesp Cidadão conforme a plataforma de celular que você utilizar (Android/ IOS).
Depois de instalado siga os três passos a seguir:
- Faça o acesso utilizando sua senha do cadastro no “gov.br”, utilizando seu CPF. Caso ainda não tenha, pode acessar estar fazendo o cadastro para acessar o aplicativo
- Após de conseguir acessar o aplicativo com seu CPF e senha, vá até a opção Veículos
- Insira o número da placa, verifique se a mesma é a padrão (AAA-0000) ou mercosul (AAA- 0A000).
E clique no botão consultar. Na sequência o aplicativo informa se existe algum registro ativo para roubo/furto.
Nessa forma você pode consultar a placa de um veículo roubado de forma gratuita, mas caso o mesmo for recuperado não será possível saber.
A consulta do SINESP cidadão apenas informa se o veículo foi roubado e ainda não foi localizado pelas autoridades.Impedindo que o veículo possa ser vendido e regularizado nesse período.
Como consultar a placa para verificar se o veículo possui histórico de roubo e furto?
Como a SINESP não traz essa informação, muitas vezes o comprador que saber o histórico do veículo —- inserir link para o artigo—, para isso existem serviços como o nosso. Que informa se o veículo tem essa passagem por roubo e furto.
Para consultar a placa e verificar se possui histórico de roubo e furto aqui na Workdata, você pode utilizar a nossa consulta de Roubo e Furto.
Apenas pela placa, você recebe as informações de quando o veículo foi roubado, encontrado e devolvido.
Como pode ver, aparecem todos os dados, e com esse retorno em mãos, será possível avaliar se a compra do usado em questão compensa.
Qual é o problema de comprar um veículo recuperado de roubo e furto?
A primeira questão para essa resposta é seu valor de venda, se o veículo está sendo vendido e possuir o valor padrão de mercado. Você estará tendo um prejuízo.
Em média, um veículo que foi recuperado de roubo e furto tem uma desvalorização de 10% a 30%.
Essa desvalorização não só ocorre devido a seu histórico, mas também envolve possíveis danos e troca de peças que podem ter ocorrido. Além da dificuldade de ser aceito por uma seguradora.
Caso ainda seja interessante a aquisição do veículo devido ao valor, solicite ao vendedor que encaminhe os documento que informem detalhes de possíveis sinistros que o veículo teve, reparos.
Ainda assim, não descarte fazer um laudo cautelar, a fim de identificar possíveis alterações originais do veículo além de danos.
Leia mais detalhes também em – Principais desvantagens em adquirir um veículo com roubo e furto
Veículos que foram recuperados de roubo e furto podem ter leilão ?
Essa situação de veículo que possui leilão e roubo e furto é muito mais comum do que se imagina.
Se um veículo foi roubado e não foi encontrado em 30 dias, a seguradora precisa indenizar o proprietário conforme descrito na apólice do seguro.
Se o veículo é recuperado após esse prazo, ele é transferido para a seguradora que irá fazer a vistoria e reparar os possíveis danos que o veículo teve e após todos os reparos colocar o veículo em leilão.
Então não se impressione se mesmo ao consultar se consultar a placa de veículo roubado e encontrar ainda o registro de leilão.
Quando desconfiar que o veículo possa ter algum histórico de roubo e furto ?
Verifique antes de comprar o veículo, alguns pontos podem ser analisados. Para que a compra de um sonhado carro ou moto não se torne um verdadeiro pesadelo. Veja a lista a seguir:
- Desconfie no preço abaixo da tabela, isso pode indicar que o veículo possui algum agravante;
- Verifique os vidros do carro, se não tiver a numeração de chassi marcadas ou não bater com a numeração de chassi que está documento desconfie;
- Procure verificar se a numeração de motor que consta no veículo é a mesma que está registrado no DETRAN
- Faça a consulta para verificar o histórico do veículo, em sites como aqui na Workdata, você possui consultas completas que podem te auxiliar não só como roubo e furto mas outros detalhes que comentamos.
A aquisição de um veículo usado vai muito além do que apenas seu valor e condições. Envolve a análise de sua documentação e histórico para facilitar em sua revenda posteriormente.
Verifique também o consumo médio de combustível, valor de IPVA, revisão e seguro para o veículo. Muitas vezes essas variáveis pesam no bolso dificultando na manutenção do veículo.
Procure sempre locais movimentados e seguros para conhecer o veículo, se possível vá com mais alguma pessoa.
Não acha apenas por impulso, ás vezes gostamos muito do preço e do veículo. Mas ele pode não atender nossas expectativas.
Então procure pesquisar mais um pouco e analisar as opções que você encontrou durante a jornada de compra de um veículo.