O que é a comunicação de venda? Por que é importante ?
A comunicação de venda é quando o proprietário antigo do veículo informa a venda do veículo para uma pessoa ou empresa. Tirando qualquer responsabilidade sua sobre o veículo após a data do comunicado.
Caso esteja vendendo um veículo leia nosso artigo – Antigo dono do veículo – Quais são suas responsabilidade ?
O vendedor do veículo tem até 30 dias para comunicar a venda do veículo, seguindo as normas do artigo 134 do CONTRAN (Código de Trânsito Brasileiro).
Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado, dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.
Por que fazer a comunicação de venda?
Como foi possível perceber, o comunicado de venda do veículo retira qualquer responsabilidade do antigo dono referente a infrações de trânsito, ações civis ou até mesmo criminais que possam ocorrer após a venda.
Onde pode ser feita a comunicação de venda ?
Após o devido preenchimento do ATPV, seja diretamente no documento ou de forma online.
Pode ir no cartório ou DETRAN, para fazer o procedimento da comunicação de venda. Os valores e taxas são diferentes para cada estado.
Para efetuar o procedimento em cartório é necessário:
- Preencher e reconhecer firma do Certificado de Registro de Veículo (CRV);
- Fazer 02 cópias autenticadas deste documento;
- Preencher o formulário de comunicação de venda (disponível no site do DETRAN )
- Entregar esse formulário juntamente com 01 cópia autenticada do CRV e do RG no setor de cadastro do DETRAN/CIRETRAN ou a um despachante de sua confiança.
E atenção: jamais entregue o CRV em branco ou sem data para o comprador.
O comunicado de venda não significa que o veículo foi transferido
O comunicado de venda, apenas informa ao DETRAN que o veículo não está mais em posse do antigo dono.
Para regularizar a documentação do veículo ainda é necessário que o novo proprietário inicie a transferência de propriedade junto ao DETRAN.
O prazo também de de 30 dias, a partir do comunicado de venda.