Das taxas de financiamento financiamento  a inclusão do gravame

Financiar um veículo, seja ele zero ou usado, está sujeito a diversas taxas de instituições financeiras o que aumenta de forma considerável o valor final do veículo.

Em média 70% da população no país possui interesse em adquirir um novo veículo dentro dos próximos seis meses. 

Ao decorrer no texto, você irá entender:

Quais são as taxas aplicadas em um financiamento de veículo;

Entendo o Gravame

Quais são as formas em que o gravame é inserido do  veículo

Quais são as taxas aplicadas em um financiamento de veículo ?

Apesar de existir taxas padrão para serem aplicadas no mercado, cada banco pode definir suas próprias taxas para financiar um carro, levando diversos fatores, como perfil do cliente, valor do veículo, condições do veículo, prazo que será financiado, entre outros.

Esses percentuais de taxas podem variar muito de pessoa para pessoa e de banco para banco, não existe uma única taxa que seja aplicada para todos os casos. E ainda precisa levar em consideração a volatilidade no mercado.

O banco central até pode definir quais serão as taxas básicas para servirem como referência, porém, cada banco determina como  os encargos financeiros podem ser aplicados.

Os custos mais comuns envolvidos para aquisição de um financiamento são:

  • Taxa de abertura de crédito (TAC): que é cobrada no momento da contratação do financiamento e pode variar de acordo com o valor disponibilizado;
  • Seguros: Muitos banco exigem que seja contrato um seguro, esse geralmente de vida ou até de garantia estendida, o que impacta ainda mais nos valores das parcelas;
  • Tarifas administrativas: Não todas mas uma maioria, cobra tarifas administrativas para analisar o perfil de crédito do comprador, registrar o contrato e outras despesas administrativas;
  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) : É o imposto federal que incide em qualquer operação de crédito. Seu valor é calculado em cima do prazo do financiamento e valor.
  • Taxa de Emissão de Carnê (TEC): é a taxa de impressão  dos boletos

Nessas taxas, duas podem ser consideradas abusivas dependendo do tipo do contrato, elas são a TAC e a TEC.

Então antes de fechar qualquer contrato leia com atenção, procure verificar as opções de financiamento em mais de uma instituição e analisar qual está com as opções de juros e taxas mais atrativas.

As taxas de juros podem impactar em todo seu planejamento financeiro, ainda mais pensando em longo prazo. Tornando inviável manter seu pagamento em dia.

Documentos e prazo para que um Gravame seja inserido do veículo

A partir daqui estamos explicando todo o processo após a assinatura do contrato junto a financeira.

O que é o Gravame?

O Gravame é o registro em que informa que o veículo está relacionado a um contrato financeiro. Sendo o veículo a garantia de que o contrato seja devidamente pago e quitado

dentro do prazo.

O Gravame é inserido pela própria instituição financeira após a assinatura do contrato, levando em média de 5 dias úteis para aparecer no sistema.

Inserida no sistema e identificada pelo DETRAN em que o veículo será registrado será possível emitir o documento do veículo  constando a restrição financeira.

Essa restrição financeira só será retirada no documento após a quitação do contrato através de um processo chamado Baixa de gravame.

Temos um texto que explica em detalhes – O que é baixa de Gravame?

No DETRAN, a taxa de inclusão do Gravame ou até mesmo a baixa dele no documento são as mesma solicitadas no processo de transferência do veículo:

  • Taxa de emissão do CRV;
  • Taxa de licenciamento;

Além de precisar apresentar os documentos anteriores caso o veículo seja usado

Quais são as formas em que o gravame é inserido do  veículo

Para que uma restrição financeira ou gravame seja inserida em um veículo existem três causas.

  • Financiamento através da compra do veículo;
  • Consórcio;
  • Empréstimo com garantia de veículo

O financiamento e o empréstimo de garantia de veículo são muito parecidos ou até idênticos. O que muda é sua finalidade, um é utilizado para adquirir o veículo e o empréstimo é utilizado para adquirir um valor colocando como garantia o veículo caso o pagamento não ocorra.

O consórcio também tem a mesma finalidade que o financiamento através da compra, porém, as parcelas pode ser pagas sem que o veículo esteja em sua posse.

Dica final para escolher um financiamento de carro

Compare taxas de juros, procure mais de uma instituição financeira para encontrar qual melhor te atende com menor taxas e juros

Considere prazos menores de financiamento, apesar de seu custo mensal ser maior, o impacto no valor final do veículo é menor

Verifique se a financeira tem opções de pagamento com prazos flexíveis, como pagamento extras sem juros ou quitar o financiamento de forma antecipada sem arcar com multas.

Considere o custo mensal e anual do veículo. Em mensal inclui nas despesas combustível, estacionamentos, seguro automotivo e em anual IPVA e licenciamento. 

Não esqueça de analisar sua condição financeira e opte por parcelas que estejam dentro do orçamento e que não impacte na sua estabilidade financeira.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se