Como consultar carro de leilão ?

Devido ao aumento nos preços de carros novos, seminovos e usados. A procura por carro de leilão vem aumentando.

Porém, ocorre que ao fazer a revenda desse veículo, alguns proprietários não informam a origem do carro. Causando transtornos ao comprador.

Iremos explicar como consultar se o carro passou por um leilão, e explicar as desvantagens em alguns casos de adquirir um veículo com esse histórico.

Como Consultar se um carro foi de leilão ?

Para obter essa informação você precisa contar com uma empresa gestora de informação como a WorkData.

Essa informação não fica registrada geralmente nos DETRANS, e se ficar, fica limitada ao proprietário atual do veículo.

Então se você está em um processo de compra de veículo e quer ter certeza que não está adquirindo um carro com registro ativo de leilão, é melhor procurar por um serviço como oferecido pela WorkData.


Em nossa consulta de leilão vai verificar em bases de leiloeiros se existe registro de leilão ativo para o veículo. Podendo identificar se o mesmo possui alguma monta e informando qual é o score do veículo.

Com essas informações será possível saber se o carro possui origem recente de leilão e se ele possui registro algum dano que pode exigir um maior cuidado com o veículo.

Em nossa consulta de leilão vai verificar em bases de leiloeiros se existe registro de leilão ativo para o veículo. Podendo identificar se o mesmo possui alguma monta e informando qual é o score do veículo.

Com essas informações será possível saber se o carro possui origem recente de leilão e se ele possui registro algum dano que pode exigir um maior cuidado com o veículo.

Todos os carros de leilão possuem Sinistro ?

Não necessariamente, um veículo com sua origem de leilão pode ter outras causas como:

  • Recuperação Judicial
  • Troca de frota
  • Roubo e Furto
  • Sinistro de média e grande monta

Cada uma dessas categorias, podem ou não ter danos. Exceto a de Sinistro de grande monta, algo que vamos explicar ao longo do texto.

O que é Leilão de carros recuperados de financeira

Leilão de carros recuperados de financeira é o veículo que passou por  uma recuperação judicial através do RENAJUD

Leia Também – O que é RENAJUD ?

Geralmente leilões de carros recuperados de financeira possuem um melhor aspecto físico, apresentando pouco ou nenhum dano. Devido serem de recuperação judicial, significa que o veículo não teve suas parcelas pagas e foi leiloado para pagar parte do valor devido a financeira.

Então geralmente não possuem danos graves, como danos estruturais que exigem grandes reparos. Mas claro sempre verificar a situação do veículo antes de tomar a decisão de compra.

Pois podem ter avarias de uso como câmbio e motor.

O que é Leilão de frota de veículos


O leilão de frotas geralmente ocorre devido a substituição da frota operacional de veículos de uma empresa.

Essa empresa pode ser no ramo de locação de veículos ou empresas convencionais como prestadoras de serviço ou nos ramos de produção.

O que irá abranger todas as categorias de veículo de motos, hatches, SUVs, picapes, vans e até grandes caminhões.

A chance de encontrar os  veículos em bom estado com revisões em dia é muito grande, porém uma quilometragem alta dependendo qual parte da frota que o veículo operava.

A documentação também é outro fator positivo, devido a ser usado para circular com grande frequência. Não terá pendências nos DETRANs.

Leilão de veículo recuperado de roubo e furto

Um carro que possui leilão devido ser recuperado de roubo e furto precisa ter um cuidado maior.

Veículos nessas condições geralmente possuem seus componentes principais trocados ou até mesmo retirados ou até mesmo possuem colisões.

Por isso é indicado verificar a situação física no veículo e ver se compensa sua aquisição.

Ainda é preciso estar ciente que no mercado tanto de seguradora quando sua revenda será tão difícil que um carro recuperado de sinistro.

Leilão de carros sinistrados

Antes de ir a o assunto de leilão de carro sinistrados precisamos entender suas montas ou tipo de sinistro. Ao total são três:

  • Pequena monta
  • Média monta
  • Grande monta

Pequena Monta

O veículo passou por uma pequena avalia, apenas trocando ou reparando a partes danificadas pode voltar a circular. Devido a não oferecer risco à segurança de passageiros.

Média Monta

Quando o veículo sofre um dano um pouco mais severo e necessita de reparos que após de efetuados precisam passar por uma inspeção de segurança certificando que o que o carro está apto para voltar a circular.

Após essa aprovação o veículo possui registrado no documento a numeração de CSV (Certificado de Segurança Veicular). Informando que o em algum momento o veículo passou por uma manutenção.

Leia também – O que é laudo CSV ?

Grande monta

Conhecido como Perda Total, ocorre quando o veículo passou por uma grande colisão onde seu conserto não compensa ou até mesmo possui danos irreversíveis.

Agora que entendemos de forma breve cada monta, precisamos verificar como  está a pontuação do veículo.

Voltando lá na consulta, se caso foi realizada em nosso site. 

Você terá um barra com indicação em percentual como demonstrado abaixo:

No caso acima, temos um veículo com média monta que precisará passar por uma vistoria mais detalhada para regularizar a documentação durante o processo de registro de troca de proprietário.

Quanto mais próximo ao vermelho, maior será o dano e recusa de aceitação do veículo no mercado de vendas e seguradoras.

Sempre procure realizar a consulta de um veículo antes da compra para identificar possíveis problemas que ele pode ocasionar futuramente para você.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se