Quilometragem painel do carro

Como consultar a quilometragem real do veículo?

Conferir a quilometragem do veículo é uma das principais preocupações na aquisição de um veículo usado.

Considerado um dos principais fatores sobre o preço do veículo, a quilometragem  está diretamente ligada à conservação e uso do automóvel. 

Não existe um modo de fazer uma consulta que traga a quilometragem real do veículo, devido a mesma ficar fisicamente ao odômetro do veículo. Porém, existem meios em que você pode fazer a verificação e identificar uma possível adulteração da quilometragem.

Afinal o que é o Odômetro ?

Para medir a distância percorrida de um veículo durante seu tempo de uso existe um dispositivo chamado odômetro.

Em carros ou motos fica localizado no painel de instrumentos próximo a direção, atualmente mais encontrado no modelo digital. Porém, existem ainda modelos mecânicos.

A diferença entre esses dois modelos não está apenas atrelada a forma que apresenta a quilometragem do veículo. Mas também, na forma em que registra a distância.

No caso do odômetro mecânico utiliza engrenagens conectadas à transmissão do veículo para registrar a distância percorrida.

Neste modo, podem ser facilmente adulterados apenas rotacionando as engrenagens para aumentar ou diminuir o valor registrado da quilometragem no odômetro.

Já no odômetro digital, a distância percorrida é registrada por sensores que calculam  a quilometragem com base na velocidade e tempo que o veículo circulou.

Dificultando mais alteração da quilometragem, mas não impossível.

Por que devo analisar a quilometragem do carro?

Pela quantidade de quilometragem é possível determinar o nível de desgaste do veículo, indicando a relação de manutenção que o veículo possa ter.

Apesar de não ser um parâmetro, mas um argumento, a quilometragem pode influenciar no valor final da venda do veículo. Exatamente por indicar um desgaste menor. 

Considerando que um veículo que esteja acima dos 100 mil quilômetros, tenha maior desgaste em peças principais como freios, pneus e suspensão se comparado a um veículo com a metade da quilometragem.

Mas é importante ter em mente, que não será apenas a quilometragem que determina de fato o valor do carro usado. Mas existem fatores como, marca, modelo, ano e o estado geral do veículo. 

Como identificar se a quilometragem foi adulterada?

Tanto identificar como alterar a quilometragem é muito difícil, porém para evitar passar por transtornos algumas verificações podem ser feitas.

Confira algumas dicas para te ajudar a perceber uma possível adulteração do odômetro.

Quilometragem média comparada ao ano de fabricação

Esse é uns dos parâmetros mais fáceis para realizar uma análise. Em média, um veículo de passeio costuma rodar entre 5.000 a 15.000 km por ano. 

Então basta ver o ano de fabricação do veículo e fazer um cálculo pela idade do veículo, ele possui 2 anos de fabricação então teria ao menos possuir 10.000 km rodados.

Se tiver abaixo deste, pergunte ao vendedor o  motivo de ter uma quilometragem baixa. 

Condição atual do veículo

Outra percepção é o estado do veículo condiz com sua quilometragem. 

Um veículo próximo aos 10.000 km, não poderá estar em mal estado com muitos desgastes internos. Como volante e pedais desgastados, estofados com marcas. 

Esses itens, apresentam tais desgastes quando o veículo passou nos 60.000 km. Ao contrário, precisam estar em bom estado.

Se apresentar tais desgastes é um alerta de que algo está errado.

Não esqueça de observar se existem sinais de que o  painel foi mexido, procure por marcas, arranhões, rachaduras ou mal encaixe pelo painel.

Verifique as datas das revisões  no manual do carro

Sabe aqueles adesivos no vidro no carro ou as marcações que são feitas no manual. Elas contém as datas e quilometragem do veículo.

Portanto, essa será uma fonte confiável para comparar se a quilometragem registrada no odômetro condiz com a realidade.

Com base na última revisão ou até mesmo troca de óleo, será possível analisar o quanto o veículo rodou desde então e ver em seu histórico de revisões qual era a média de rodagem do veículo.

Caso o proprietário não possua o manual e nem outro documento que comprove as datas de revisões, talvez seja melhor desistir do negócio.

Desgastes e validade no pneu

Algo que deve ser levado em consideração são as condições do pneu do veículo.

Para que ocorra o desgaste do pneu, deve estar entre 40.000 a 60.000 km de utilização.

Outra dica é verificar os dois últimos números que estão registrados na lateral do pneu, eles informam o ano de fabricação dele.

Se o pneu estiver com o mesmo ano de fabricação que o veículo, tudo indica que nunca foram trocados, condizente com a quilometragem que está no odômetro e com base em seu desgaste será possível avaliar o quanto realmente foi usado.

Test Drive e GPS

No teste drive procure identificar se o veículo está realmente em boas condições. 

Temos tudo detalhado em nosso artigo – Quais cuidados tomar ao comprar um carro usado?

Com base nessas informações será possível também identificar possíveis ruídos que só ocorrem após um certo tempo de uso do veículo.

Outra dica muito interessante é ao fazer o trajeto com o carro, registrar a numeração que está no odômetro e  utilizar o  GPS de seu celular durante o teste. Após o término do trajeto verificar se a nova numeração contida no  no odômetro e aproximado com a quantidade registrada no GPS no celular. 

Caso ocorra um diferença muito grande desconfie, odômetros adulterados geralmente marcam a distância percorrida diferente com a distância em que foi realmente percorrida.

Solicitar o laudo de transferência do veículo

O laudo de transferência do veículo é realizado no momento em que o novo proprietário do veículo está regularizando o veículo junto ao DETRAN.

Nesse laudo é registrada toda a situação do veículo, informando se o mesmo está apto ou não para sua regularização e um dos itens registrados no laudo é sua quilometragem.

Porém, esse laudo possui dois pontos a serem analisados.

O primeiro que realizado apenas quando o veículo é usado, podendo ocorrer em um intervalo de tempo muito longo.

O segundo e quem estava utilizando o veículo na época não era o proprietário atual e sim o antigo proprietário. O que muda o costume de utilização do veículo um pode utilizar menos e outro mais.

Esse laudo pode ser solicitado à segunda via diretamente pelo DETRAN através do proprietário atual.

Por que não tem uma consulta de quilometragem ?

Como comentamos anteriormente, não existe uma consulta que possa realmente identificar se o veículo teve ou não o odômetro adulterado. 

Algumas podem ser obtidas através de históricos de laudos de transferência do veículo, como comentamos no tópico anterior, mas esse resultado pode ter um intervalo muito grande de tempo.

Além de, causar uma possível falha de interpretação uma vez que o veículo possa anteriormente no laudo ter sido pouco rodado e após o laudo ter sua quilometragem muito maior impossibilitando uma análise válida.

Caso você desconfie que o veículo que possui passou por tal adulteração, existem empresas que podem te auxiliar.

Se identificar você poderá procurar seus direitos com base na Lei 8078, de 1990. O artigo 66 desta lei diz respeito aos direitos do consumidor.

Que garante que o produto deva garantir o período de segurança, durabilidade e desempenho. 

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se