Segunda via de nota fiscal de moto

   Perder ou até mesmo apenas danificar a Nota Fiscal de uma moto pode ser um problema para muitos proprietários que estão nessa situação. Esse documento é de suma importância para diversas situações em que pode ser solicitada sua apresentação para diversos fins. 

   Essa situação é mais comum do que você imagina, em muitos casos as pessoas acabam sem saber o que fazer, pois se trata de um documento significativo para o proprietário. Mas calma, que para conseguir uma segunda via desta Nota Fiscal pode ser mais simples do que parece.

Mas o que é a Nota Fiscal e qual sua importância?

   A Nota Fiscal surgiu no Brasil na década de 1970 com finalidade principal de acabar com a sonegação fiscal que estava sem nenhum meio de fiscalização. De início era apenas um papel que era preenchido a mão, após isso passou a conter duas vias e, passou por inúmeras mudanças e atualizações até chegar no modelo que conhecemos atualmente. 

   A emissão da Nota é obrigatória para todas as empresas que possuam uma atividade econômica comercial, tenho algumas variações que se adaptam para diversos segmentos do comércio. A empresa deve identificar qual é o tipo de nota fiscal que mais se adequa ao seu tipo de comércio.

   O lançamento das NF é a garantia que a empresa está atuando de forma legal e pagando corretamente todos os tributos. Para o cliente, essa nota atua como uma prova de qualquer tipo de transação comercial, o que garante os seus direitos como consumidor, caso precise acionar algum tipo de garantia, troca ou até mesmo em questões judiciais em eventuais problemas que possam ocorrer. 

Como conseguir a segunda via da Nota Fiscal da minha moto?

   Já que por algum motivo a NF da sua moto tenha sido danificada ou perdida, será preciso sim realizar a emissão de sua segunda vida, pois como comentado acima ela é de extrema importância para comprovação que a compra foi realizada dentro da lei e também para diversos tipos de serviço onde ela é solicitada. 

   Agora vamos te ajudar com os meios de se conseguir a segunda via da Nota Fiscal de sua moto, basta apenas seguir os passos a seguir.

Empresa

   Nos casos da perda do documento, o primeiro passo e o mais fácil é entrar em contato com  loja ou concessionária que vendeu a moto para você, pois a empresa é obrigada por lei a armazenar os documentos fiscais por 5 anos (a partir da data que foram emitidos).

   Neste caso, a empresa não é obrigada a fornecer a segunda via, porém, ela não teria o porque se negar, já que isso não teria absolutamente custo nenhum, seria apenas o envio do arquivo.

Sefaz

   Outra opção que também é bem viável é acessar o site e a partir dele é possível consultar todas as notas fiscais emitidas. 

   Primeiro acesse Sefaz e selecione o campo “Consultar NF-e”

   Após isso será preciso informar a chave de acesso (combinação numérica de 44 dígitos) da Nota Fiscal para que se consiga realizar a consulta. 

   Essa maneira é um pouco mais complexa, pois exige a chave para que consiga visualizar e imprimir a nota. Pois como teoricamente a nota foi perdida não seria possível verificar tal numeração, é apenas útil em casos que tenha sido danificada de alguma maneira. 

E-mail

   Essa é uma maneira bem prática de se conseguir, pois geralmente no momento da compra é solicitado seu endereço de e-mail, onde é enviada a Nota fiscal, sendo uma maneira prática de se ter acesso a ela.

Aplicativo ou Site

   Outra forma de se conseguir uma segunda via é acessando o site ou aplicativo da empresa, pois por meio da praticidade e agilidade, diversos concessionários deixam salvos dados e até mesmo a NF do cadastro cliente, que geralmente são acessadas através de login com senha. 

   Ressaltamos que para consultar e até mesmo facilitar a busca, é preciso ter em mãos alguns dados para realizar a pesquisa.

  • Número da nota fiscal
  • Data da compra
  • Nome do comprador
  • Número do Renavam 

   Caso não possua o número do Renavam em mãos, não se preocupe, a Work Data tem artigo perfeito para você!

Onde encontrar o RENAVAM da moto?

   Com o nosso artigo “onde encontrar o renavam da moto” você descobre como achar o número de renavam e muito mais informações, não perca tempo e leia agora mesmo.

O que acontece se perder a nota fiscal da moto?

   A Nota fiscal é um documento importante que assegura que a transação foi realizada de forma transparente e idônea, desta forma é necessário guardá-la de forma que não seja danificada, pois em diversas situações ela será fundamental para resolver diversas questões. 

   No caso da NF de sua moto, é preciso ter um pouco mais de cuidado para que não a perca, pois em diversos casos será solicitada para que consiga realizar alguns processos de suma importância. Será solicitado a sua apresentação em alguns casos como: 

  • Revisão: Para fazer a revisão em uma concessionária, na maioria dos casos é solicitada a Nota Fiscal junto a documentação da moto.
  • Primeiro Registro: Para realizar o primeiro registro de sua moto é obrigatório a apresentação da nota Fiscal para que seja possível realizar o cadastro.
  • Seguro:.o Seguro também exige a apresentação da NF caso a moto ainda não tenha sido feito o seu primeiro registro junto ao Detran 
  • Problemas com a moto: Neste caso é imprescindível a apresentação na Nota, pois em qualquer problema que der na moto, você precisa apresentá-la para comprovar sua propriedade e compra.

Confira também nossos outros artigos. 

Moto Alienada: O que você Precisa Saber?

O que é CRV e qual sua importância?

Compartilhe

Conteúdos Relacionado