Onde encontrar o renavam da moto?

Uma coisa que você deve entender é que o Renavam da moto é de extrema importância, ele funciona basicamente com o CPF e através dele é possível obter diversas informações de sua moto. 

   Sua importância vai de apenas um simples número no documento, ele é obrigatório em diversas situações, como por exemplo para realizar uma transferência, regularizar alguma atualização da moto e até mesmo pagamentos de taxas.

   Muitos motociclistas não sabem como encontrar onde encontrar o número do Renavam, o que pode gerar alguns contratempos na hora de realizar alguns procedimentos. Pensando nisso, decidimos te ajudar a como encontrar o número do Renavam, mostrar sua importância, como consultar o Renavam pela placa, buscar o Renavam pelo chassi e muito mais informações que irão te ajudar muito, vamos nos aprofundar nesse mundo de informações com nosso artigo!

O que é o RENAVAM da Moto ?

   O Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) é uma base de dados nacional gerenciada pelo SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) que armazena diversos dados e alterações realizadas nos veículos. Esse número é uma  combinação numérica de 11 dígitos presente no documento de todos os veículos automotores registrados no Brasil. 

   Nele é contido todas as características do veículo, como a cor, ano do veículo, modelo, combustível, proprietário e entra entre outros. Junto dessas informações, são armazenadas também algumas alterações que podem ser feitas ao decorrer do tempo.

   Esse número de Renavam é um documento único para cada veículo cadastrado, não sendo possível por nenhuma hipótese de ser alterado. Essa numeração é criada no momento do primeiro registro da moto junto ao Detran do estado em que reside o proprietário.

   Para saber mais detalhes e informações e tirar todas as suas dúvidas, leia nossa matéria completa sobre O que é RENAVAM!

Onde ver o Renavam da moto?

   Para conseguir ver o Renavam da moto é um processo simples, mas que para algumas pessoas pode ser desconhecido, por isso vamos te mostrar diversas opções para localizar o número do Renavam e também a melhor maneira. 

CRLV

   No CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) documento do veículo  é a maneira mais simples de localizar o número do Renavam, ele fica localizado no canto superior esquerdo, ao lado do QR Code do documento. 

Detran 

   No Detran é possível obter todas as informações do veículo caso ele esteja cadastrado em seu nome, será preciso possuir ou realizar um cadastro e ir até a aba meus veiculos, lá irá aparecer todas as informações de sua moto.

   Agora se a moto não está cadastrada em seu nome, aí tem um grande problema, pois para que se consiga verificar esses dados e até mesmo o número do Renavam, será preciso possuir a placa e Renavam, que acaba se tornando inviável se você não possuir o Renavam em mãos. 

Work Data

   Caso não possua o número do Renavam de fácil acesso, temos a melhor solução, em nosso site, você pode realizar a consulta do número do Renavam pela placa da sua moto, e até mesmo buscar o Renavam pelo chassi apenas, o que te proporciona muita praticidade e agilidade para alguma precisão. 

   Com total segurança você tem acesso a diversas informações sobre seu veículo, tais como: 

  • Número do Renavam 
  • Ano de fabricação
  • Marcada e modelo
  • Financiamento
  • Restrições 
  • Multas
  • Débitos
  • Características
  • Roubo e furto
  • Histórico da moto 
  • Licenciamento

Existe RENAVAM para moto sem placa?

   Sim, a moto pode possuir Renavam e estar sem placa, mas vamos explicar melhor essa  resposta, pois algumas pessoas podem se confundir nessa parte, pois como explicamos mais acima, o Renavam é gerado apenas no primeiro registro da moto. 

   A moto pode pode ter o número do Renavam já inserido no sistema  junto ao primeiro registro realizado, mas ainda pode estar sem a placa por algum motivo específico. Mas lembre-se, não é permitido transitar com o veículo sem a Placa de Identificação Veicular, pois isso gera multa no valor de R$293,47 e mais 7 pontos em sua CNH. 

   Para não ter problemas, realize o emplacamento correto do seu veículo e ande tranquilamente sem que possa ter nenhum problema posterior. 

Consigo obter o RENAVAM pela nota fiscal?

   A Nota Fiscal é um documento emitido assim que a moto é vendida, pois como já explicamos acima, ela serve para comprovar a transação de compra e venda de determinado produto. Em grande maioria dos casos a Nota Fiscal não contém o número do Renavam, pois o mesmo só é gerado após o primeiro registro do veículo.

   Isso se deve ao fato que o veículo ainda não foi devidamente registrado e o Renavam é uma base de dados que gera um número de cadastro só após o veículo realizar o processo de primeiro registro. 

Cinquentinha tem RENAVAM?

   Muitas pessoas confundem diversas informações quando o assunto são as motos de 50 cilindradas, mas sim, essas motos precisam ser devidamente cadastradas e possuir o número do Renavam também.

   Essa questão é muito comentada quando relacionado aos requisitos que a “cinquentinha” precisa ter para rodar, mas essas motos são obrigadas a possuírem sim a PIV (placa de identificação Veicular), o que automaticamente já se torna o processo de primeiro registro da moto irredutível, gerando consequentemente o número do Renavam.

   Então sim, a Cinquentinha tem o número do Renavam!

Chassi e Renavam, qual a diferença?  

   Quando falamos de carros e motos no Brasil, dois termos que muito se comenta são o Chassi e o Renavam, mesmo sendo fundamentais e se competindo entre si, exercem funções bem distintas. 

Renavam 

   O Renavam é uma base de dados Nacional que acompanha todo o histórico do carro, é um código numérico atribuído ao veículo no momento de seu primeiro registro que fica descrito no CRLV. Nele são feitas atualizações e alterações que são realizadas na moto, com essa numeração também é possível verificar multas, licenciamento, débitos e realizar pagamento de taxas.

Chassi

   Já o Chassi é uma combinação de números e letras que contem 17 caracteres, este número fica gravado no veículo de maneira física desde a sua fabricação, funcionando como uma espécie de “impressão digital” da moto, ele armazena todos os dados da fabricação, como cor, modelo, ano de fabricação e etc. Cada moto produzida tem gravado um número único que não pode ser alterado. 

   Mesmo sendo diferentes, eles se completam para que se possa obter todas informações possíveis sobre determinado veículo, o que ajuda na hora de realizar alguma verificação ou comparar dados que estão cadastrados em ambos. 

Confira também nossos artigos completos sobre chassi e RENAVAM.

O que é Chassi? 

O que é Renavam?

Compartilhe

Conteúdos Relacionado