Isenção de IPVA para motos em 2023: Conheça os detalhes e a lista de veículos beneficiados

A isenção ou redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tema de grande interesse para os proprietários de motos. Neste artigo, vamos explorar em detalhes as informações sobre a isenção do IPVA para motos que esta em vigor desde janeiro. Veremos quais motos serão beneficiadas com a isenção do IPVA em 2023 e quais são os requisitos para se enquadrar nesse benefício.

Isenção do IPVA para motos

De acordo com a resolução, é possível obter a isenção ou a redução do IPVA para motos em determinadas situações. Dentre as categorias contempladas estão pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, além de autistas. Além disso, veículos de fabricação nacional, com potência de até 200 cilindradas e que sejam destinados ao uso exclusivamente rural, também podem ser isentos.

Lista de motos que podem ser beneficiadas em 2023

As motos que não pagarão mais o IPVA em 2023 podem estar sujeitas a alterações e é recomendado verificar junto aos órgãos responsáveis para confirmar a isenção. Essa lista inclui diversos modelos de diferentes fabricantes, como Honda, Yamaha, Suzuki, entre outros.

  • Honda CG 160;
  • NXR 160 Bros;
  • Honda Biz 110i e 125;
  • Elite 125;
  • Honda Pop 110i;
  • NXR 160;
  • Biz 125.

Quais estados aderiram a Isenção de IPVA de moto?

Como bem se sabe, a resolução deixa o estado escolher se irá ou não aderir a redução ou isenção do IPVA.

Devido a atributo ser gerenciado entre o estado e o município em que o veículo está cadastrado. Dividindo o valor em 50% para cada.

De momento o único estado que adquiriu a isenção do IPVA foi o da Paraíba e em Santa Catarina a isenção já existia até mesmo antes da aprovação do projeto de lei.

Requisitos e documentação necessária

Para usufruir da isenção do IPVA, é fundamental atender aos requisitos estabelecidos pela legislação. Além disso, é necessário apresentar a documentação adequada. Entre os documentos exigidos estão laudo médico atestando a deficiência, comprovante de residência, CPF, entre outros.

Vale conferir no DETRAN de seu estado quais documento são necessários.

A isenção do IPVA para motos em 2023 é um benefício importante para determinadas categorias de pessoas e veículos. É fundamental estar ciente dos requisitos e da documentação necessária para solicitar essa isenção.

Não esqueça da multas e restrições da moto

Caso você for solicitar a isenção do IPVA, não esqueça que a moto não poderá possuir nenhum débito como multas e licenciamento em atraso além de restrições.

Procure verificar se o veículo possui tais pendencias e regularize antes para não maiores problemas depois.

Como faço para consultar a minha moto?

Através da placa, renavam e CPF. Geralmente é possível consultar diretamente no DETRAN tais pendencias.

Mas é muito comum as vezes só possuir o chassi na moto. Nesse caso recomendamos a leitura do artigo

Como consultar chassi de moto ?

Que esclarecemos todas as dúvidas referente a esse assunto.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se