Quais são as categoria da CNH

Vai mudar de categoria da CNH, ou precisa ainda tirar?
Então vamos te ajudar a entender cada uma delas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os tipos de carteira de habilitação (CNH) estão divididos em categorias, cada uma correspondendo a um tipo específico de veículo. Aqui estão as principais categorias de CNH de acordo com o CTB:

  • Categoria A: Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados.
  • Categoria B: Veículos automotores, como automóveis de passeio, caminhonetes, utilitários esportivos (SUVs) e motor-homes. Essa categoria permite a condução de veículos com até 8 passageiros, excluindo o condutor, e com peso total de até 3.500 kg.
  • Categoria C: Veículos de carga, como caminhões com peso total acima de 3.500 kg. É permitido dirigir veículos da categoria B nesta categoria, desde que acoplados a um reboque ou semirreboque com peso total de até 6.000 kg.
  • Categoria D: Veículos de transporte coletivo de passageiros, como ônibus. Também inclui veículos da categoria B e C quando acoplados a um reboque ou semirreboque com peso total de até 6.000 kg.
  • Categoria E: Combinação de veículos, onde o veículo tracionador pertence às categorias B, C ou D, e é acoplado a um reboque ou semirreboque com peso total superior a 6.000 kg. Permite dirigir combinações de veículos, como caminhões com reboques, carretas e outros.

Lembrando que, para obter uma carteira de habilitação em qualquer categoria, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e realizar os exames teóricos e práticos exigidos. Além disso, a CNH pode ter restrições ou exigências específicas, dependendo de fatores como idade, condições médicas e outras regulamentações aplicáveis. É importante consultar o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado para obter informações atualizadas e precisas sobre as categorias de CNH.

Tenho carteira CNH no tipo B, posso dirigir uma picape?

A categoria de habilitação exigida para dirigir uma picape pode depender do peso total do veículo e de suas características específicas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em sua versão até setembro de 2021, as picapes normalmente se enquadram na categoria B da CNH, que permite a condução de veículos automotores com peso total de até 3.500 kg.

No entanto, é preciso ficar atento ao tipo de picape que está sendo adquirida. Existem modelos de picapes que ultrapassam os 3.500 kg determinado pela lei chegando em até 3.700 kg. 

Devido a ultrapassar o limite, se faz necessário a categoria C que já é para dirigir caminhões.

Existem modelos, principalmente os importados, que exigem a categoria de CNH C. 

Geralmente o modelos de picapes que precisam da categoria C são:

  • Dodge RAM 2500
  • Dodge RAM 3500
  • Ford F-250

Existe em um projeto de lei 2400/22, de autoria do deputado federal Marco Brasil (PP-PR), que quer expandir o peso bruto total (PBT) máximo para 3.700 quilos.

Posso dirigir um perua ou van escolar com a carteira CNH B ?

Para conduzir uma perua escolar, a categoria de habilitação exigida é a Categoria D, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Categoria D permite a condução de veículos de transporte coletivo de passageiros, como ônibus e micro-ônibus, incluindo as peruas escolares que se enquadram nessa definição.

No entanto, é importante ressaltar que além da habilitação adequada, a condução de uma perua escolar requer também a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) específico para esse tipo de transporte. O veículo deve atender a requisitos de segurança estabelecidos pelo órgão de trânsito responsável.

Portanto, para conduzir uma perua escolar, é necessário possuir a habilitação na Categoria D e cumprir todas as exigências legais para o transporte escolar, que variam de acordo com a legislação estadual ou municipal. É importante consultar o DETRAN do seu estado para obter informações detalhadas sobre os requisitos específicos para conduzir uma perua escolar na sua região.

Na Carteira de habilitação C quais veículo podem ser dirigidos ?

A carteira de habilitação na categoria C permite dirigir uma maior quantidade de veículos comerciais. Entre os veículo estão:

  • Caminhões com até 6000 kg
  • Tratores e Escavadeiras
  • Reboques e plataformas
  • todos os veículo da categoria B

Como pode perceber, a CNH de categoria C é muito ampla. Permitindo dirigir uma variedade de veículos para o ambiente comercial.

Restringindo a direção apenas para veículos de transportes de passageiros como ônibus e veículos articulados.

Como mudar de CNH categoria B para C?

Para mudar da carteira de habilitação na categoria B para a categoria C, siga os passos abaixo:

Requisitos: Verifique se você atende aos requisitos necessários para a categoria C. Normalmente, é necessário ter pelo menos 1 ano de habilitação na categoria B e estar em situação regular, sem infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses.

Documentação

 Organize a documentação necessária, que geralmente inclui:

  • Documento de identificação (RG ou outro documento oficial com foto);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com idade entre 18 e 45 anos);
  • Comprovante de pagamento das taxas de serviço do DETRAN.

Curso de formação

Realize um curso específico para a categoria C em um Centro de Formação de Condutores (autoescola) credenciado. O curso incluirá aulas teóricas e práticas específicas para a condução de veículos de carga.

Exames médicos e psicológicos

Faça os exames médicos e psicológicos exigidos para a mudança de categoria. Eles são necessários para garantir que você esteja apto a conduzir veículos da categoria C.

Prova teórica: Estude o conteúdo específico para a categoria C e realize a prova teórica. Ela abordará conhecimentos sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, entre outros temas.

Aulas práticas

Após ser aprovado na prova teórica, realize as aulas práticas de direção em veículos da categoria C. Nessas aulas, você aprenderá técnicas específicas para a condução de veículos de carga.

Prova prática

Após completar o curso prático, realize a prova prática de direção. Nessa avaliação, você demonstrará suas habilidades de condução de veículos da categoria C.

Processo administrativo 

Após ser aprovado na prova prática, dê entrada no processo administrativo de mudança de categoria junto ao DETRAN. Pague as taxas necessárias e entregue a documentação exigida.

Após seguir esses passos e ser aprovado em todas as etapas, você receberá a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C. É importante consultar o DETRAN do seu estado para obter informações específicas e atualizadas sobre os procedimentos e requisitos necessários para a mudança de categoria.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se