O que é o chassi ?

O chassi de veículo é um estrutura metálica que sustenta todos os demais componentes.

Muitas vezes o chassi é chamado de quadro, que é o o nível mais básico do veículo. Sendo considerado completo quando o ele possui a transmissão e rodas.

De grosso modo , podemos disser que ele é o esqueleto do veículo. Sem essa parte estrutural corretamente montado não será possível desenvolver o veículo.

Numeração do Chassi

A numeração do chassi ou NIV (Numeração de Identificação do  Veículo), seguem as regras mundial para os veículo automotores que são fabricados em série.

Essa identificação começou a ser adotada em 1950, mas os padrões que conhecemos atualmente só foram determinados em 1980.

No bloco onde se encontra a numeração do chassi, será possível perceber uma sequencia de números e letras.

Nessa sequencia você pode obter os seguintes dados:

  1. O primeiro dígito define a região geográfica
  2. O segundo dígito representa o país de origem
  3. O terceiro é o fabricante
  4. Sequencia de seis dígitos que definem ao modelo, tipo, e demais informações do veículo.
  5. Ano no modelo
  6. Sequencia que correspondem ao local de fabricação e ao número de produção.

Mais detalhes você pode verificar na imagem abaixo:

Cadastro da numeração de chassi na BIN

No artigo – O que é BIN ? – explicamos que o veículo quando é fabricado ele logo é cadastro na BIN.

A numeração que permite obter informações sobre esse cadastro é o chassi.

Nesse caso, a numeração do chassi serve como uma primeira identificação do veículo no registro nacional. Onde todas as informações sobre o veículo são cadastradas permitindo distinguir um veículo de outro. Mesmo sendo na mesma fabricante e modelo.

Chamadas de RECALL

Outro fato muito interessante é que graças a numeração do chassi que a fabricantes podem controlar qual foi a série de veículo que tiveram problemas durante sua fabricação.

Com a definição de série determinada fica mais fácil definir quais foram os modelos que tiveram tais problemas e chamar os atuais proprietários para realizar os ajustes necessários.

Como você já pode ter percebido, em casos que ocorrem o RECALL ele solicitam um intervalo de numeração de chassis para comparecem as lojas e concessionárias.

Para fazer essa verificação de recall você pode acessar o site no DENATRAN – https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/recall

Evitar Fraudes

Algum muito comum de se encontrar é a numeração do chassi gravadas em algumas peças do veículo ou etiquetas com a informação.

Essa é umas das forma que é encontradas para evitar que as peças sejam substituídas ou até mesmo alteradas em um devido consentimento.

Como citamos anteriormente, todas as informações do veículo são registradas juntamente com a numeração do chassi.

Então, graças a isso é possível saber se os componentes originais de fabrica forma substituídos ou alterados.

Algo muito comum em casos que ocorrem o roubo/furto do veículo.

Existem casos de veículos que foram clonados e graças a informações registradas de fabrica foi possível identificar o original.

E também existem as tentativas de estelionatários venderem um veículo de ano e fabricação mais recente sendo que na verdade o veículo é mais antigo que o especificado.

REM no chassi

Muitas vezes você pode se deparar ao adquirir um veículo usado a sigla REM. Tanto no documento quanto gravação do chassi do veículo.

A sigla REM significa chassi remarcado, mais detalhes você pode conferir em nosso artigo – O que é chassi remarcado?

Essa observação só ocorre quando a numeração original do chassi foi danificada ou alterada. Geralmente isso ocorre devido a corrosão, acidentes ou adulteração.

Algumas desvantagens pode aparecer tais como:

  • Desvalorização do veículo
  • Aceitação de seguros
  • Revenda

Para evitar em cair em uma fraude, vale a pena realizar o decalque do chassi e outras informação como numeração do motor.

E conferir se as informações batem com o cadastro do DETRAN.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se