Como consultar o chassi de um veículo?

Perdeu a placa e o documento e está precisando fazer a consulta pelo chassi de uma moto ou de um carro?

Seja bem vindo, você está no lugar certo para obter ajuda. Aqui na Workdata, você saberá em detalhes como fazer a consulta e como obter as informações do carro ou na moto.

Como fazer a consulta do Chassi?

A numeração de chassi é formada com 17 caracteres que definem seu local de fabricação, ano, modelo, itens de segurança fabricante e motorização.

O número do chassi serve para identificar o veículo, e sua sequencia não pode se repetir.

O ideal e comparar se o chassi que está registrado do documento do veículo é o mesmo que está gravado na carroceira do veículo. Esse processo é chamado de Decalque.

Para saber como fazer o decalque veja mais em : Como localizar o número do chassi e motor?

Feito isso ainda é bom conferir se seus dados batem com o cadastro junto ao DETRAN para evitar a aquisição de um veículo clonado.

Não sabe o que é um veículo clonado ? Veja em nosso artigo: Como identificar um veículo clonado ?

Para conferir esses dados você poderá se encaminhar diretamente ao DETRAN ou utilizar serviços como o nosso aqui na Workdata que permite consulta de forma on-line e simples os dados cadastrados ao veículo em todo o território nacional.

Precisa conferir os dados de um veículo pelo chassi ?

O chassi é divido em duas partes o VIN e o VIS.

O que é o VIN ?

A sequencia alfanumérica que compõem o chassi é chamada como VIN(Vehicle Identification Number) ou Número de Identificação do Veículo.

O VIN é encontrado no lado no passageiro, na lateral metálica próximo ao banco. Nela você vai encontrar um tipo de tampinha que ao abrir você terá acesso ao 17 dígitos que estão gravados na carroceria.

A aplicação da VIN se aplica desde 1981 em todos países e seguem as normas ISO 4030.

Permitindo melhor controle do fabricante sobre a produção de veículos.

O que é o VIS ?

O VIS é a ultima sequencia da numeração do chassi que indicam o local de produção, controle da linha de montagem e número de série do veículo.

Permitindo distinguir os veículos durante sua produção.

Essa numeração poderá também auxilia na identificação de peças originais da montagem no veículo, como motor, vidros e para-brisas.

E na moto onde consigo o número do chassi?

Tem alguns caminhos, eles são:

Carroceria: Na cabine onde fica o passageiro, na lateral metálica próxima ao banco você irá encontrar um tipo de tampinha de encaixar. Ao abrir a tampinha será encontrado o número gravado na carroceria.

Bloco no motor : La existe um espaço somente para a marcação do bloco. Esse espaço fica próximo ao cabeçote.

Recomendamos a leitura também do artigo – Como consultar chassi de moto?

Entendendo o Chassi

Agora vamos entender melhor o chassi. Sabia que ele é composto por três elementos: WMI, VDS e VIS. Segue o texto que vamos explicar cada um deles.

O WMI são os três primeiros caracteres que indicam o continente, país e a fabricante.

O VDS que é o segundo bloco de caracteres, informa o tipo de características do veículo, tais como motorização, itens de segurança, tipo de carroceria e modelo.

Por fim, vem o VIS.

Que como comentamos serve como controle e identificação de cada veículo em sua linha de montagem.

Com a VIS e possível saber o ano de fabricação, o controle de montagem, local de fabricação e número de série.

Veja como fazer a consulta de chassi em : Consulta Base Estadual

Fique atento com a sigla REM

A sigla REM significa que o chassi foi remarcado, o que pode indicar que o veículo passou por alum problema em sua como corrosão ou até mesmo acidentes.

Para entender melhor as causa e os problemas que a remarcação do chassi pode causar veja nosso artigo: O que é Chassi Remarcado ?

Tem como como fazer um nada consta pelo chassi?

O nada consta que é o nome popular para Certidão de Débitos Relativos às Infrações de Trânsito, onde irá informa se o veículo possui multas, débitos como IPVA e licenciamento e até mesmo existência de restrições, geralmente não consegue pela numeração de chassi, mas sim pelo RENAVAM.

Então, você o pode consulta com a nossas consultas para te auxiliar. Que pelo chassi já informamos se o veículo possui débitos, restrições e multas. E claro, além de todos os detalhes do veículo.

O que faz você economizar um tempo e ter todas as informações em uma consulta só.

Tem como obter o RENAVAM pela chassi?

Sim, tem sim! Pelo chassi você consegue desde o RENAVAM como todas as informações do veículo.

Seja pelo DETRAN ou em nossa consulta. Você obtém esses dados.

O chassi pode auxiliar na detecção de veículos dublês ou clonados, evitando assim fraudes. Identificando se o veículo passou por registro de roubo e furto.

Consultar o chassi de um veículo é essencial para garantir a segurança e a procedência do automóvel. Com as informações obtidas por meio da consulta, você poderá tomar decisões mais informadas ao comprar um veículo usado. Siga as orientações deste guia e utilize os serviços de consulta online para obter todas as informações necessárias sobre o chassi do veículo desejado.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se