Vale a pena vender ou recuperar um carro batido?

Acidentes de trânsito é algo que ninguém está livre. Pode ocorrer a qualquer momento.

Muitas vezes tais acidentes podem ser leves e não causam grandes problemas para o proprietário do veículo. Mas em algumas situações, no entanto, o carro pode ficar bem danificado.

Nesses casos, muita vezes o veículo possui um seguro que cobre uma boa parte do dado e em outros não.

Então qual é a melhor opção consertar ou vender com um preço bem menor no mercado? Qual tenho menos prejuízo?

Essas perguntas e outras que vamos discutir ao longo deste artigo.

Os prejuízos em recuperar um carro batido

Um veículo que foi sinistrado não está apto para circular em vias publicas.

Para que tal restrição entre o veículo precisa  se encaixar em alguma dessas  possibilidades:

  • O veículo teve danos que comprometeram sua estrutura é devido a essa circunstância não compensa realizar sua reparação
  • O veículo foi roubado e ao ser recuperado já foi encaminhado de leilão

Esses dois casos acima representam que o veículo teve dano de grande monta, ou seja, é inviável realizar o reparo pois quase fica o valor do veículo no mercado.

Caso o veículo possua seguro, geralmente a seguradora indeniza o cliente com o valor do veículo na tabela FIPE. Salve os casos em que a segurado fechou um contrato diferenciado com o segurado.

Ainda falando em seguradora, esses carros que possuem grande monta iram ser leiloados, e os novos proprietários assumem as custas de conserto ou até mesmo a revenda das peças que podem ser utilizadas para reparar outros veículos.

Para casos em que o que o veículo foi recuperado, ao tentar realizar a revenda do veículo o valor será muito abaixo de seu valor de mercado.

Podendo chegar até 50% de desvalorizam. Já que nesse caso o veículo não contém mais as peças e pinturas originais de fabrica.

Vendendo o Veículo sinistrado

A melhores saídas para vender um veículo que foi batido e ser transparente e passar o que ocorreu com o veículo.

E para conseguir um preço mais favorável vender ou para uma pessoa em particular ou até mesmo para empresas especializadas em recuperação de veículos.

Porém, nessa segunda opção o valor tende ser muito mais baixo que o esperado.

O mercado de veículos sinistrados

Apesar de ser desavantajoso para proprietário, o mercado para empresas especializadas em recuperar veículo vem trazendo bons frutos.

Prevendo a depreciação do carro, as empresas conseguem calcular o quanto será gasto no conserto e quanto será possível recuperar em sua revenda.

Em muitos casos, pessoas não se importam com a situação do sinistro do veículo. Pois, preferem adquirir um veículo bom o com o preço mais acessível. Ou até mesmo para trabalho, onde corre o risco de uma colisão ou furto por passar muito tempo dirigindo.

Com base dessas informações esperamos que te auxiliamos a ter uma ideia qual melhor decisão tomar.

Conheça também nossa Consulta Indício de Sinistro.

NEla será possível identificar se o veículo possui algum indício de sinistro sabendo se o proprietário atual conta a verdade sobre o veículo.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se