O que é Multa Renainf ?
Geralmente receber uma multa não é uma coisa legal.
Receber a informação que seu veículo possui uma multa que você nem conhece o significado é pior ainda. Esse é o caso da chamada multa RENAINF, que vamos explicar em detalhes o que é.
O que é o RENAINF ?
Ao contrário que muita pessoas pensam, o RENAINF não é um órgão e sim um sistema.
O sistema RENAINF e coordenado pelo Sistema Nacional de Trânsito (DENATRAN), onde todas as infrações de trânsito cometida são registradas em uma unidade federativa (DETRAN) onde o veículo possui registro.
As infrações geralmente são registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e órgãos municipais.
Através do Sistema RENAINF tais órgãos conseguem identificar e notificar o proprietário do veículo passando informações de onde a infração foi cometida. E posteriormente vinculando a Multa RENAINF ao sistema do DETRAN do estado que o veículo pertence.
O que é A Multa RENAINF ?
Como comentamos acima, a multa RENAINF é gerada quando o veículo é identificado cometendo uma infração fora do estado em que o veículo está registrado.
Um exemplo pratico ?
Você mora em Belo Horizonte – MG, vai para o litoral por exemplo a cidade de Santos em São Paulo.
Digamos que você estacionou em local proibido e um agente de trânsito identificou. Isso irá te gerar uma Multa RENAINF.
Não Recebi a notificação da multa apenas a multa
Se caso você não recebeu a notificação algumas coisas precisam ser levadas em consideração.
Endereço atualizado no DETRAN
Caso você tenha mudado de residência e não atualizado seu cadastro no DETRAN isso pode ser um dos motivos de não ter recebido a multa
Golpe da Multa
Outro fato interessante para ficar atento é o golpe da Multa.
Antes de pagar o boleto confirme se a multa realmente consta no DETRAN de seu estado.
Desde o ano passado(2017), casos da fraude das multas aumentaram muito.
Podemos te ajudar com a consulta Base estadual – veja mais
Não são nenhum dos casos
Nesse caso é interessante procurar um profissional especializado como despachante ou advogado.
Geralmente se constado que não foi enviada a notificação a multa poderá ser anulada. Conforme resolução do CONTRAN 619/16.
Capítulo II – Da notificação da autuação.
Art. 4º. À exceção do disposto no § 5º do artigo anterior, após a verificação da regularidade e da consistência do Auto de Infração de Trânsito, a autoridade de trânsito expedirá, no prazo máximo de 30 (trinta) dias contados da data do cometimento da infração, a Notificação da Autuação dirigida ao proprietário do veículo, na qual deverão constar os dados mínimos definidos no art. 280 do CTB.
§ 1º Quando utilizada a remessa postal, a expedição se caracterizará pela entrega da notificação da autuação pelo órgão ou entidade de trânsito à empresa responsável por seu envio.
§ 2º Quando utilizado sistema de notificação eletrônica, a expedição se caracterizará pelo envio eletrônico da notificação da atuação pelo órgão ou entidade de trânsito ao proprietário do veículo.
§ 3º A não expedição da notificação da autuação no prazo previsto no caput deste artigo ensejará o arquivamento do Auto de Infração de Trânsito.
§ 4º Da Notificação da Autuação constará a data do término do prazo para a apresentação da Defesa da Autuação pelo proprietário do veículo ou pelo condutor infrator devidamente identificado, que não será inferior a 15 (quinze) dias, contados da data da notificação da autuação ou publicação por edital, observado o disposto no art. 13 desta Resolução.
(…)
§ 7º Torna-se obrigatório atualização imediata da base nacional, por parte dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, sempre que houver alteração dos dados cadastrais do veículo e do condutor.
Caso você prefira fazer você mesmo, tente seguir as seguintes etapas.
Quando você não receber a notificação de uma multa em um prazo máximo de 60 dias a partir da data impressa na multa ou da data em que a multa for aplicada, você pode fazer um recurso baseado no Art. 281, Parágrafo único.
Você deve preencher um formulário de recurso pela Internet no DETRAN de seu estado.
A causa da multa deve ser explicada em detalhes e o recurso deve ser preenchido, levando ou enviado pela internet o recurso até o órgão emissor da multa. O Art. 281 do Código de Trânsito deverá ser citado, e você deverá também levar até o DETRAN de sua cidade os seguintes documentos:
- Cópia de sua identidade
- Cópia de comprovante de residência (contas de luz, água, etc.)
- Cópia da carteira de habilitação
- Cópia dos documentos do carro
- Cópia da notificação da multa
- Duas vias de seu recurso
- Cópias de comprovantes que possam contestar a sua infração: notas, recibos, atestados, declarações, etc.
Como tirar a Segunda Via da Multa RENAINF
Também conhecida como MILT , é a opção que o site do DETRANs de origem da multa oferecem para que os condutores possam emitir o multa.
Porém nem sempre é pelo DETRAN que emite essa segunda via, muitas vezes e necessário emitir pelo PRF ou outro órgão atuador como site da prefeitura da cidade que você levou a multa.
Vale ressaltar também que muitas vezes o DETRAN de seu estado permite emitir a multa pelo próprio site. Mas é mais indicado tentar pagar diretamente para o órgão que emitiu a multa.
Quando feito isso o DETRAN de seu estado informa ao sistema RENAINF que recebeu o valor e que a a multa pode ser retirada no sistema.
Ou se preferir, o seguintes banco permite pagar direto pelo sistema deles:
- BANCO DO BRASIL
- BANCO SANTANDER
- BANCO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
- BANCO BRADESCO
- BANCO SCHAHIN
- BANCO ITAU
- BANCO B.M.B.
- BANCO H.S.B.C.
- BANCO SAFRA
- PANAMERICANO
- RENDIMENTO
- BANCO DAYCOVAL
- BANCO CITIBANK
Paguei a Multa RENAINF e não foi dado baixa
Muitas vezes pode ocorrer algum problema com o sistema RENAINF e seu pagamento não foi identificado.
Nesse caso procure o DETRAN de seu estado para ver se o mesmo consegue dar a baixa.
Caso ele não consiga será preciso entrar em contato com o emissor da multa solicitando a baixa.
O processo de baixa da multa ocorre até 5 dias úteis após esse pagamento. Caso não foi dada a baixa já é recomendado entrar em contato para tentar resolver esse problema.