Como escolher uma moto estradeira usada para iniciantes ?

Quer cair na estrada e viajar com estilo mas não sabe onde começar?

Seja bem vindo, chegou ao lugar certo para obter dicas de como escolher sua moto estradeira. Se você é um amante de viagens aventureiras de motos e quer iniciar nesse mundo, vamos te ajudar.

Porém saiba que para curtir esse momento no começo necessita alguma análises seja qual o melhor tipo de moto estradeira até a documentação caso seja usada.

O que você vai ver aqui:

Quais são os tipos de motos estradeiras para quem está começando?

Qual é o seu estilo de pilotagem? 

O que verificar em uma moto usada?

Causas da desvalorização da moto

Quais são os tipos de motos estradeiras para quem está começando?

As motos estradeiras são para um gosto muito específico, que são amantes de motocicletas com motores potentes mas, sem perder o conforto de dirigir. Sendo o foco dessas motos em manter a estabilidade e conforto.

Podemos classificar nas seguintes categorias:

  • Custom, que são leves e atingem até 900 cilindradas;
  • Chooper, possui modificações especiais para atender o gosto do proprietário;
  • Cruiser, são mais potentes acima de 1000 cilindradas e seu exemplo clássico é a Harley Davidson;
  • Roadster, que possuem um toque mais esportivo.

Para quem está chegando nesse mundo agora, pode ser uma novidade essas categorias acima. Mas isso não para por aí, ainda precisa decidir qual o estilo de uso dela. 

Qual é o seu estilo de pilotagem?

Agora chegou a hora de decidir por onde você vai pilotar essa máquina, por onde mais você vai ficar na cidade ou um pouco em cada uma?

Circular pela Cidades e estradas ?

Para quem pensa em andar pelas cidades o ideal é utilizar uma moto de categoria custom e roadster . Com essa categoria será possível desfrutar maiores benefícios de uma moto estradeira andando com um bom equilíbrio com o máximo de conforto e potência.

Entre as melhores dessas categorias estão as motos a seguir.

Honda Shadow 750

A Honda Shadow 750 surgiu em substituição da Shadow 600. A motocicleta estradeira evoluiu em praticamente todos os sentidos e ganhou um visual mais sofisticado, além disso, agora ela dispunha de um motor maior e mais potente. Quando chegou no mercado o modelo estreou definitivamente o conceito de design “Custom Classic” na linha.

Suzuki Boulevard 800

Com um estilo bem estradeiro, a Boulervard rende 53 cv e tem 7 kgf.m a 4.000 rpm. Possuindo uma ótima suspensão traseira no tipo link e posição confortável das pedaleiras mais próximas ao piloto.

Harley-Davidson Sportster 883

Com um visual de chamar a atenção, apresenta o melhor custo/benefício da categoria. Com o motor V-Twin possui 52 cv e 6,8 kgf.m, que também se mostra bastante eficiente para o trânsito urbano.

Apesar de ser uma moto pesada, sua pilotagem é segura e equilibrada.

Yamaha Midnight Star 950

Com uma proposta mais esportiva a Midnight Star 950 possui rodas liga leve aro 18″ na dianteira e aro 16″, na traseira.  Seu motor possui 53,6 cv e 7,83 disponíveis a 3.000 rpm.

Kawasaki Vulcan 900

Design moderno resume a opinião sobre a Vulcan 900, oferecendo conforto para piloto e passageiro. Possui  motor V2 com 50 cv a 5.700 rpm e 8 kgf.m a 3.700 rpm com baixo nível de vibração.

Andar mais pelas estradas

Se for para viagens mais longas as cruisers são o ideal, por ajudar a manter a postura  evitando dores na coluna e possui um pouco mais de conforto.

Confira os melhores modelos:

Harley-Davidson Softail Low Rider S – 1.868cc e 155 Nm

Possuindo um motor V-twin de 8 válvulas e 1.868cc (Milwaukee-Eight 114) apresenta um poderoso binário de 155 Nm. Ainda conta  com uma forquilha dianteira de garfos invertidos e um ângulo de direção agressivo de 28 graus, ideal para quem procura uma moto ágil.

Ainda possui como destaques  uma lâmpada traseira LED com lente fumada e silenciadores e escudos de escape.

Ducati Diavel 1260 – 1.262cc e 159 CV

Apesar de possuir uma  estética convencional que lembra uma cruiser, isso não impediu este modelo de acumular prémios de design nos últimos dois anos.

A Ducati Diavel 1260 possui um motor V-twin de 1.262cc que alcança 159 cavalos de potência com 129 Nm de binário máximo, ideal para aquele condutor solitário. A complemento entre de motor, suspensão, travões, caixa bidirecional e chassi melhora a performance. 

Triumph Rocket 3 – 2500cc e 167 CV

 Contando com um motor de 3 cilindros possui uma capacidade de 2500cc. Com ela você pode ser surpreendido por um grande controle na tração e ABS que ajudam nas curvas.

A Rocket 3 é oferecida nas variantes touring (GT) e desportiva ®. Basta escolher a que mais combina com você.

Yamaha VMax – 1.679cc e 170 CV

Estando no mercado desde 1985 a VMax é uma ótima opção para compradores de cruisers. Com alguns pontos negativos como poucas opções de gadgets, ainda seduz o comprador pelo fato de possuir uma transmissão de  5 velocidades com embraiagem deslizante, discos de travão ondulados com ABS e suspensão totalmente regulável.

O modelo sem muitas atualizações nos últimos 10 anos conta com duas versões: cinza mate e negra. 

Indian Chief Dark Horse

Marcando como a cruiser mais moderna até o momento, possui um caminho próprio sendo mais agradável para o passageiro.

O motor V-twin de 1.818cc alcança 3.000 rpm, com a opção de desabilitar o cilindro traseiro. Com modernas luzes de LED, ABS com sistema ‘cruise control’ e uma caixa de 6 velocidades.

Escapamento totalmente preto fosco com detalhes em preto brilhantes  chama a atenção para o seu designer.

A Chief Dark Horse de 2020 é proposta em três versões de cor: Thunder Black Smoke (Preto), Ruby Smoke (Vermelho) e Titanium Smoke (Cinza).

O que verificar em uma moto usada?

Assim como qualquer compra de uma moto usada, alguns itens precisam ser verificados. Vamos comentar por parte.

Quilômetro Rodados

Não caia na armadilha de baixa quilometragem, o que vale nesse instante é o estado geral da moto, como manutenções e demais cuidados que o proprietário teve com o veículo ao longo do tempo. 

Mas leve em consideração que quanto maior a quilometragem, mais difícil depois é para revender no futuro.

Procure mais informações sobre a moto

Veja também como está sua situação junto ao DETRAN e demais órgãos. Mesmo sendo um ótimo veículo fisicamente, poderá oferecer riscos na parte de documentação e regularização.

Então procure consultar nos órgãos competentes, ou se preferir, conte com a Workdata. E já faça uma consulta completa da moto apenas pela placa.

Pela nossa consulta você vai obter:

  • Dados de identificação (chassi e renavam);
  • Dados de cadastro de fábrica;
  • Débitos e Multas em atraso;
  • Restrições financeiras, administrativas e judiciais;
  • Histórico de roubo e furto
  • Cadastro ativo em leilão;
  • Quantidade de proprietários.

Teste a moto ainda fria

Para saber a saúde de seu motor, dê a partida da moto com ela 100% fria.  Pela ignição será ativado todas as peças para iniciar seu funcionamento ao dar a arrancada se tiver muito choro pode indicar que a bateria está desgastada e se o motor demora para pegar desconfie na regulagem ou até mesmo no carburador.

Não se preocupe com a fumaça

O motor não pode ter ruídos metálicos, se ouvir isso considere problemas em componentes internos. Esqueça de ficar observando a fumaça que sai do escape, especialmente em dias mais frios que isso é apenas uma condensação. Mas se perceber que depois de alguns minutos que a moto foi ligada a fumaça estiver de uma cor meia azulada. 

Pode indicar que o motor está queimando óleo.

Não esqueça no nível do óleo

Verifique o nível e a tonalidade que está o óleo.  Se caso estiver muito claro indica que foi recém trocado e escuro passou no prazo de troca. 

 Procure por marcar no motor

Veja se o motor possui marcas de vazamento de óleo ou até aparência que o motor já foi desmontado ou marcas de soldas.

A pintura pode indicar algo

A pintura da moto precisa estar condizente com seu ano de fabricação e quilometragem. Desconfie caso sua cor esteja muito brilhante.

Estado Pedaleiras

Comandos, pedaleiras e manetes também precisam estar de acordo com ano e quilometragem do veículo.  Se a maneta torta, pedaleiras e comandos de freio e de marcha empenados indicam quedas.

Cabos não podem ter folga

Os cabos de embreagem e acelerador não podem possuir folgas e também nada muito justo ou patinando. Vale fazer os testes de freio e ver se as patilhas atendem bem os comandos.

Teste a parte elétrica

Teste as luzes, faróis, piscas dianteiros e traseiros, luz de freio com os dois acionamentos (mão e pé) e luz de placa. Evite multas desnecessárias.

Causas da desvalorização da moto

Assim como qualquer veículo.

Se a moto passou por leilão, roubo e furto ou até mesmo sinistros, possui uma desvalorização  de mercado. Que chega a ser de 60% no seu valor na FIPE.

Além de dificultar na aceitação por parte das seguradoras, então antes da compra procure obter o máximo possível de informação.

Compartilhe

0 Comentários

Cadastre-se