Plano Paulista de IPVA: O que você precisa saber
Esse é para você proprietário de veículo no estado de São Paulo, sabe aquela taxa chamada IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Se você está como muitos com ela em atraso pode ser que exista uma solução. O governo paulista criou o Plano Paulista de IPVA, uma medida que visa facilitar a quitação desse tributo e dar mais flexibilidade aos contribuintes.
Continue aqui, vamos explicar tudo o que precisa saber referente ao plano paulista de IPVA.
O que é o Plano Paulista de IPVA?
O Plano Paulista de IPVA tem como foco facilitar o pagamento do IPVA em atraso a mais de dois anos. Criado pelo governo do estado de São Paulo,permite que proprietários de veículos possam parcelar o pagamento do imposto em condições mais acessíveis.
De fato, existem muitos motoristas com dificuldades para quitar o IPVA de forma total, então o plano surgiu como uma iniciativa para reduzir a inadimplência e aliviar juros e multas por atrasos, tornando o pagamento mais acessível.
Como o Plano auxilia os proprietários de veículos?
Muitas vezes, o pagamento integral do IPVA no início do ano pode ser pesado para o orçamento familiar.
E devido a isso ocorrem os atrasos do pagamento do imposto. Acumulando anos pos ano.
No Plano Paulista de IPVA, os contribuintes têm a possibilidade de dividir o valor total do imposto em até 10 parcelas mensais. Nessa forma, permite que o proprietário do veículo possa se organizar, ajustando parcelas que cabem dentro do orçamento familiar.
Além disso, o parcelamento também evita o acúmulo de multas e juros que são aplicados ao longo do tempo devido ao atraso no pagamento do IPVA, ajudando os proprietários a manterem seus veículos regularizados sem acumular dívidas.
Quem pode ou não aderir ao Plano?
O Plano Paulista de IPVA só poderá ser aderido por pessoas físicas ou jurídicas. Desde que o veículo esteja cadastrado dentro do estado de São Paulo.Mas para a adesão existem algumas restrições que devem ser observadas:
- Apenas proprietários de veículo cadastrados no estado de São Paulo, que estejam com o IPVA com mais de 2 anos em atraso.
- Os proprietários dos veículos não podem possuir processos judiciais referentes ao IPVA
- O plano é válido apenas para veículos cadastrados no Estado de São Paulo, mesmo o proprietário residindo no estado não favorece para veículo de fora.
Lembrando, o plano de acordo de IPVA contempla todos os tipos de veículos automotores como motos, carros, caminhonetes e caminhões.
Como fazer a adesão ao Plano Paulista de IPVA?
Para se inscrever no Plano Paulista de IPVA é simples e de maneira online, sem necessidade de comparecer ao Detran ou outro órgão da Secretaria da Fazenda. Basta acessar o site oficial da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e seguir os passos seguir:
- Acesse o site da https://www.acordopaulista.sp.gov.br/
- Selecione a opção IPVA.
- Clique na opção Saiba Mais em Renegocie seu IPVA
- Informe o CPF ou CNPJ do titular do débito do veículo.
- Escolha entre pagamento boleto ou débito automático
- Confirme a adesão.
Caso não tenha os dados do titular do veículo é possível realizar a a consulta de débitos pelo RENAVAM, via o site do contribuinte
Não tem o RENAVAM ? Leia o artigo Consultar RENAVAM pela placa- Como conseguir ?
Como pode ver o acordo oferecido pelo governo de São Paulo pode ser de grande ajuda para colocar em dia seu veículo e ficar livre de possíveis problemas que possa aparecer estar nessas consdições.
Lembrando, veículo com débitos em atraso podem ser apreendidos e levados ao pátio do DETRAN até ser totalmente regularizado.